Prefeitura alerta proprietários para limpeza de terrenos baldios e evitar queimadas urbanas

24/07/2020    505

Proprietários de imóveis de terrenos baldios, principalmente os localizados no perímetro urbano de Várzea Grande, devem providenciar a limpeza dos lotes conforme o que determina o Código de Postura do município. A fiscalização que na prática é realizada diariamente pela Prefeitura Municipal, está sendo intensificada neste período de estiagem, para evitar queimadas urbanas e o descarte indevido de lixo ou entulhos.

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está intensificando os serviços de fiscalização em terrenos baldios e em estado de abandono, para evitar que ocorram queimadas urbanas. Em função do período seco, essa prática aumenta muito, na região urbana, prejudicando a qualidade do ar e, principalmente, causando problemas respiratórios, sendo os idosos e crianças os mais afetados.

O Código de Postura do município rege que os proprietários, ou locatários desses terrenos façam a limpeza da área, porém em muitos locais os terrenos continuam com o mato alto, o que implica na notificação dos proprietários.

O proprietário do imóvel que for notificado tem prazo de 24h para promover a limpeza da área, caso contrário, será aplicada penalidade prevista em Lei e multa. A medida que é obrigatória e vigente no município tem por objetivo cumprir o Programa de Mobilidade Urbana.

Durante todo esse período de isolamento social, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana também vêm operando com 100% de seu efetivo, seguindo normalmente com o calendário de execução dos serviços de limpeza pública e coleta de lixo domiciliar. A operacionalidade desses serviços básicos é considerada essencial e necessária, principalmente, neste momento delicado em que a saúde pública enfrenta com a incidência do novo coronavírus, por isso a situação demanda uma maior atenção.

Como lembra o titular da pasta Breno Gomes, as áreas essenciais não podem parar e a limpeza pública é uma delas. “O trabalho precisa ser feito, porém estamos tomando todas as medidas para que os nossos servidores possam desempenhar as suas funções, de acordo com as recomendações que regem os protocolos de segurança, como o uso de álcool em gel, e principalmente, o uso de máscaras de proteção, luvas todos os equipamentos de proteção – EPIs necessários. Estamos realizando a limpeza dos bairros, parques, praças e a manutenção das vias públicas”, informou.

Mais do que manter a cidade limpa, os trabalhos estão voltados também para este período de pandemia, uma vez que o acúmulo de resíduos e lixos expostos nas ruas agravam o sistema de saúde, não somente na questão da Covid-19, mas também de outras doenças epidemiológicas, como a dengue e também outros problemas estruturais como a mobilidade urbana. “Intensificamos a nossa atuação em todos os bairros da cidade, e muitos deles já foram beneficiados mais de uma vez, e dentro do mês em curso”, completou.

De 1 de junho até esta primeira quinzena do mês de julho, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana realizaram a limpeza de 43 localidades, dentre eles bairros da região central e periféricos, distritos municipais, avenidas e praças públicas.

“Temos um planejamento e todos os trabalhos realizados por nossas equipes levam em consideração, à logística e o cronograma das regiões. Além desses serviços diários, estamos atentos para evitar as queimadas urbanas. A Pasta tem ainda mantido em dia a coleta de lixo que é realizada nos bairros em dias alternados, beneficiando todas as comunidades”, destacou o subsecretário Virdinei da Silva Bens.

Ele informou ainda que a limpeza pública é um trabalho de rotina e todos os dias equipes se deslocam para uma região da cidade para cumprir a meta prevista para localidade. “Na Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana temos quatro equipes que realizam essa prestação de serviço. Já no Grande Cristo Rei, a Administração Regional possui uma equipe, especificamente para atender os bairros daquela região”, pontuou.

Por: Kátia Passos - Secom/VG