Prefeitura atualiza calendário de vacinação contra Covid-19




03/05/2022    1536

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atualiza os locais e horários de vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes e adultos. Nesta semana, de 3 de maio (terça-feira) a 6 de maio (sexta-feira), a Unidade Básica de Saúde que atenderá exclusivamente crianças de 5 a 11 anos na aplicação da vacina contra a Covid-19 será a Equipe de Saúde da Família (ESF) do bairro Manaíra, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

No ato da vacinação contra a Covid-19, os pais devem levar a Carteira Vacinal da criança. A prioridade é vacinar contra a Covid-19. Contudo, na Unidade de Saúde, os profissionais irão orientar sobre o intervalo exigido entre uma vacina e a outra, e marcarão na carteira vacinal das crianças os dias certos para tomarem também outras vacinas necessárias.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, explica que as UBS estão munidas de outras doses de imunizantes. “A maior parte dessas vacinas é aplicada na infância e faz parte do calendário básico de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde. A ida dos pais às unidades com seus filhos pequenos, é muito importante, não só para vacinar contra a Covid-19, mas também para que tenha em dia a caderneta de vacinação e proteger a criança de outras doenças”, observa.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, ressalta a necessidade de se manter a caderneta de vacinação em dia, para prevenir diversas doenças. Para ele, a pandemia acendeu um alerta sobre a importância da vacinação, em detrimento de discursos políticos de movimentos contrários às vacinas. “A vacina contra a Covid-19 deixou clara que foi ela a responsável pela redução drástica do número de casos e de mortes. Portanto, deixo o alerta. Não vacile; vacine!”, exclama Baracat. 

Já a vacina contra Covid-19, para adultos e adolescentes, estará disponível em 11 pontos neste mesmo período e horário de funcionamento. São eles: Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; Unidade Básica de Saúde (UBS) Cabo Michel, Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde - Cristo Rei; Centro de Saúde Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago e Clínica de Atenção Primária à Saúde do Marajora.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, garantiu que Várzea Grande mantém também um ponto fixo para vacinação contra a Covid-19 para adultos e adolescentes no Várzea Grande Shopping, no Espaço Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, denominado de ‘Vacinação Cidadã’. Este ponto funciona de segunda a sexta, todas as semanas do mês, no horário das 10h às 18h. Estão sendo aplicadas a primeira dose, segunda dose; dose de reforço. A quarta dose, somente para imunossuprimidos com 18 anos e mais, e idosos acima de 80 anos.

“Insistimos na vacinação, porque a pandemia não acabou apesar de baixar a classificação de pandemia para endemia. Vamos continuar adotando várias estratégias, para que toda a população apta a se vacinar, tenha acesso à vacina em várias regiões da cidade. A nossa meta é vacinar todos os várzea-grandenses que se encaixam nas faixas etárias definidas pelo Programa Nacional de Imunização, e também vacinar nossas crianças, não só contra a Covid-19, bem como as necessárias à sua saúde infantil”, disse Kalil.

Para a vacinação contra a Covid-19 em qualquer ponto da cidade, adolescentes e adultos devem apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de vacinação físico ou digital. Crianças com carteira vacinal. O uso de máscaras nos locais destinados à vacinação ainda é obrigatório para todos. Portanto, é necessário utilizar o acessório durante o período de permanência na unidade de vacinação.

Dados: Segundo dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 30 de abril, 481.844 doses da vacina contra a Covid-19, deste total 224.958 foram da primeira dose, segunda dose - 177.988, terceira dose - 78.301 e 597 a quarta dose.

Por: Da Redação - Secom/VG