Vacinação contra Covid-19 tem pontos definidos para esta semana




10/05/2022    1929

Até a próxima sexta-feira (13), a Prefeitura de Várzea Grande segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Estão abertos 11 pontos de vacinação em Unidades de Atenção Básica à Saúde, para adolescentes, adultos e idosos. Para estas faixas etárias, serão aplicadas a primeira, segunda e terceira doses, assim como a quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O horário respeitará o funcionamento de rotina das unidades, com início das 8h às 11h e das 13h às 16h.

As unidades abertas são a Equipe de Saúde da Família (ESF) Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro, UBS Cabo Michel; Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei; ESF Manaíra; Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago; Clínica de Atenção Primária à Saúde do Marajoara.

Já o ponto aberto, exclusivo para crianças de 5 a 11 anos de idade, está localizado no bairro Ouro Verde e a vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde do bairro, nos horários de 8h às 11h e das 13h às 16h.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, reforça a necessidade das pessoas se vacinarem, tendo em vista que a pandemia está controlada, mas novas variantes surgem de tempos em tempos. “A vacina já demonstrou ser segura e eficaz no combate à covid-19. Portanto, é preciso que estejamos imunizados para enfrentar as novas cepas”, pontuou.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping - ‘Vacinação Cidadã’ - continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping

O secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, alerta para as medidas de controle e reforça que o uso obrigatório de máscaras permanece nos equipamentos de saúde, tais como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicas, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorro.

“É orientado também o uso de máscaras para idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais. Nos pontos de vacinação contra Covid-19 da cidade, o uso da máscara também é obrigatório. Muitos que vão aos pontos de vacinação estão esquecendo da proteção, e também dos documentos obrigatórios, o que impede receber a vacina para a primeira dose. É importante ter em mãos um documento de identificação com foto ou CPF. Para a segunda, terceira e quarta doses apenas o cartão vacinal”, alertou o secretário, informando que para aquelas pessoas que perderam o cartão vacinal, podem comparecer em qualquer ponto e apresentar um documento com foto ou CPF para tomar a vacina.

Gonçalo de Barros, lembra  ainda que o Município segue a recomendação do Plano Nacional de Imunização sobre os prazos de uma vacina para a outra, também para aqueles que estão com gripe ou contraíram a Covid-19. “Exemplo: adultos e crianças com covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas da gripe.

Documentos necessários: Adultos e adolescentes devem apresentar os documentos originais: identidade (com foto), ou CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado para a primeira dose. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.

Imunossuprimidos devem levar a documentação que comprove a imunossupressão. Crianças, no ato da vacinação, devem apresentar o número do Cartão Nacional de Vacinação e documento oficial de identificação, que pode ser certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Por: Da Redação - SECOM/VG