Várzea Grande inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes




01/06/2022    2624

Nesta quarta-feira (01), a Prefeitura de Várzea Grande deu início à aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes, a partir dos 12 anos. O intervalo da segunda dose para o reforço é de quatro meses. A aplicação seguirá a modalidade de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, somente a apresentação da carteira vacinal nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme a programação estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, a Prefeitura atualizou as estratégias da campanha de vacinação. Agora, todas as doses já podem ser aplicadas sem a necessidade de agendamento prévio, bastando somente o cadastro no site da prefeitura para a primeira dose e os pré-requisitos necessários, como idade e intervalo mínimo entre as doses.

“Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos. A ampliação leva em conta o fortalecimento da proteção contra a Covid-19. Acreditamos que a chegada da terceira dose para maiores de 12 anos reforça, principalmente, a segurança nas escolas, além de aumentar a proteção dos jovens que costumam conviver sempre em grupo, e que vivem grande parte do seu dia, nas salas de aulas”, ressaltou Gonçalo.

Para o prefeito Kalil Baracat, é importante ressaltar que os esquemas vacinais são planejados com base em estudos rigorosos para assegurar uma proteção de saúde a todos os cidadãos. “Portanto, ao não completar todo o esquema vacinal, incluindo os reforços, a proteção máxima pode não ser atingida. Iniciar um esquema de vacinação é crucial, mas é igualmente importante que ele seja concluído, com todas as doses recomendadas, incluindo os reforços. Vamos seguir o Ministério da Saúde que orienta que o esquema primário de vacinação desse grupo deve ser feito com três doses - primeira, segunda e a dose adicional”.

Segundo ainda a nota técnica do Ministério da Saúde, o reforço para o público adolescente com imunossupressão deve ser feito obrigatoriamente com a vacina da Pfizer. A decisão foi baseada em estudos científicos que mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses, após a conclusão do ciclo vacinal, e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da Covid-19. A vacina de RNA mensageiro, da Pfizer, produz uma resposta imune maior quando utilizada como dose de reforço.

Entre a pessoas que fazem parte desse grupo prioritário, estão os que têm imunodeficiência primária grave, que estão passando por quimioterapia, que fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco, que vivem com HIV/AIDS, que fazem hemodiálise, entre outros.

No mesmo documento, o Ministério da Saúde reforça as recomendações para a população adulta imunossuprimida, acima de 18 anos. Para quem tomou a dose única da Janssen e a dose de reforço, a orientação também é a aplicação de mais uma dose, com quatro meses de intervalo. Portanto, o esquema vacinal deste imunizante fica estabelecido em três doses, dessa forma, dose única mais a dose de reforço entre dois e seis meses, depois mais a dose de reforço a partir de quatro meses da última dose.

O reforço para a população adulta que se vacinou, no esquema primário, com Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac, deve ser feito com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, segundo a recomendação do Ministério da Saúde. Verifique os pontos de vacinação abertos no mês de junho, para vacinação contra a Covid-19 em Várzea Grande:

Vacinação em Crianças: 5 a 11 anos

Horários: 8h às 11h e das 13h às 16h.

Unidades Básicas de Saúde exclusivas para crianças:

·         Segundas-feiras

Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus).

·         Terças-feiras

ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Miguel Baracat (24 de dezembro); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago).

·         Quartas-feiras

ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara).

·         Quintas-Feiras

ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha); ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande); Clínica de Atenção Primária à Saúde - Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei).

·         Sextas-feiras

Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Moacyr de Lannes - (Jd. Glória); ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde). ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União.

- Ponto do Várzea Grande Shopping: De segunda à sexta, das 10h às 18h:

 

Público Alvo: Adolescentes, adultos e idosos

-Unidades Básicas de Saúde para vacinar adolescentes, adultos e idosos no mês de junho:

De segunda a sexta: Observar que nos dias programados para vacinar crianças não haverá vacina para o adulto:

Horário: 8h às 11h/13h às 16h

1 - Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa)

2 - Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia

3 - ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha)

4 - ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra)

5 - ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel)

6 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Moacyr de Lannes - (Jd. Glória)

7 - ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa

8 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara)

9 - Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel)

10 - ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus) Clínica de Atenção Primária à Saúde

11 - Miguel Baracat (24 de dezembro)

12 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago)

13 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei)

14 - ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União.

15 - Capão Grande vai funcionar nas terças-feiras para vacinar adultos e nas quintas-feiras - crianças de 5 a 11 anos.

16 - ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras.

17 - Centro de Saúde Cohab Cristo Rei vai funcionar nas terças-feiras e quintas-feiras.

18 - ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras.

Por: Da Redação - SECOM/VG