Várzea Grande promove plantão de vacinação contra Covid-19 neste sábado




15/07/2022    679

Várzea Grande terá plantão de vacinação contra Covid-19, neste sábado (16), para adolescentes, adultos e idosos. O Município segue aplicando todas as doses de todos os laboratórios, incluindo a segunda dose de reforço para pessoas acima de 40 anos (4ª dose). A imunização ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h, em horário corrido, sem intervalo para o almoço.

No dia da imunização é necessário apresentar um documento com foto, ou CPF e o comprovante de imunização com as doses anteriores. Para quem não tomou nenhuma dose leve também o comprovante de residência, que o cadastro será feito no local da vacinação.

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande ressalta que a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 já está liberada para pessoas com 40 anos ou mais e para profissionais da saúde e imunossuprimidos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

“A ação do Plantão da Vacinação visa chamar a atenção das pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, além de alternativa às pessoas que trabalham e não conseguem buscar atendimento no período convencional. Para atender a demanda esperada de mais de 4 mil pessoas, o estoque de imunizantes está abastecido”, ressaltou o prefeito, Kalil Baracat.

O alerta é para observar os prazos de intervalo de uma dose para outra. Da primeira dose para a segunda dose, está especificado, no cartão, o intervalo, porque depende do laboratório que produziu o imunizante. Coronavac, por exemplo, é recomendado o intervalo de 28 dias, o da Pfizer, AstraZeneca 56 dias, Janssen 60 dias primeiro reforço e 120 segundo reforço.

Já para a 3ª dose, 12 anos ou mais, o intervalo é de 120 dias após aplicação da 2ª dose. Para a 4ª dose (segunda dose de reforço), 40 anos ou mais, o intervalo é de 120 dias após a aplicação da 3ª dose. A 2º dose de reforço da Janssen, o intervalo é de 120 dias após ter tomado o 1º reforço.

“Precisamos que a população venha se vacinar neste sábado, sendo mais uma ação extra, que a Saúde Pública de Várzea Grande disponibiliza a todos os munícipes. As vacinas também estão sendo aplicadas em 17 pontos da cidade, nas Unidades Básicas de Saúde, em horário de expediente, de segunda à sexta, e no Ponto do Várzea Grande Shopping”, alertou Gonçalo de Barros.

Por: Da Redação - SECOM/VG