Várzea Grande inicia vacinação em crianças de 3 e 4 anos neste sábado




06/10/2022    1496

A partir deste sábado (08), a Prefeitura de Várzea Grande inicia a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade na ação 'VG Vacina Kids'. A imunização para a primeira dose será realizada no anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, das 8h às 16h. A vacinação neste dia estará restrita a estas crianças.

No Município, são cerca de 40 mil crianças, de 3 a 4 anos, que podem tomar a dose pediátrica da vacina CoronaVac/Butantan, única autorizada para essa faixa etária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Esse imunizante é o mais utilizado entre a população de 3 a 17 anos de idade, resultado da sua segurança e das poucas reações. Os dados da Anvisa indicam que é uma vacina muito efetiva e pode evitar que a doença evolua, caso a criança contraia a doença”, pontua o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros.

De acordo com ele, os pais devem cadastrar seus filhos no sistema da Prefeitura. Os registros apontam somente 400 cadastros. “Porém os pais podem comparecer também de forma espontânea no local de vacinação, que os cadastros também serão realizados. Mas o importante é ir com o cadastro feito, o que dará mais agilidade no processo da vacinação”, explicou o secretário.

Os pais ou responsáveis pelas crianças devem acessar o site da Prefeitura de Várzea Grande, clicar no banner imunização e preencher o formulário com os dados pessoais da criança, como foi realizado nas faixas etárias anteriores. O cadastro deverá ser preenchido pelo responsável da criança ou pelo pai ou pela mãe e quem tiver a guarda da criança.

Os documentos exigidos para o cadastro são o CPF da criança ou registro de nascimento, número da carteirinha do SUS, nome completo da criança, data de nascimento, endereço completo. Já para crianças com comorbidades os pais devem no campo comorbidade selecionar o código da doença, sendo os demais campos para preenchimento igual.

Outro alerta é de que quando os pais forem ao ponto de vacinação deste sábado, o recomendado é levar o cartão vacinal da criança e comprovante de endereço. “E quem não tiver acesso à internet ou não fez o cadastro, levar no dia da vacinação o documento com foto, número do cartão SUS e comprovante de endereço, que o cadastro será feito na hora”, explicou o secretário.

Este dia especial de vacinação, segundo Gonçalo de Barros, é mais uma oportunidade que a Saúde Pública de Várzea Grande oferece este serviço de vacinação aos pais que trabalham de segunda a sexta, e não tem tempo de levar seus filhos a se vacinarem. “Queremos vacinar todas nossas crianças, sendo este um direito delas. Após esta ação especial, as vacinas vão estar disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, não somente para a vacina da Covid-19, mas para todas do calendário vacinal da criança, do adolescente do adulto e do idoso, indispensáveis à saúde coletiva e bem-estar da população várzea-grandense”, alertou Gonçalo de Barros.

Por: Da Redação - SECOM/VG