Nova Estação de Tratamento de Água em VG será inaugurada em março

OTIMIZAÇÃO
Nova Estação de Tratamento de Água em VG será inaugurada em março

Com a nova ETA será tratado 1, 4 milhões atenuando a problemática da água no município


20/02/2013    649


As obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), em Várzea Grande estão a todo vapor, com a previsão de ser inaugurada no mês de março. O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães, juntamente com o diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto – DAEVG- Evandro Gustavo Pontes da Silva, o diretor da construtora Aurora, Thiago Viana de Arruda e o diretor de operações do DAE, Albecir Davi, visitaram a obra nesta terça-feira (19.02), para acompanharem o desenvolvimento e resolverem detalhes da construção.

De acordo com o prefeito, a nova estação de tratamento é uma prioridade para Várzea grande. Ele sabe que o problema da falta de água tratada é constante na casa dos cidadãos. “O clamor da sociedade será solucionado - até março deste ano - vamos inaugurar a nova ETA. A estação de tratamento que está sendo implementada, terá capacidade ampliada para tratar 40% por hora, a mais de água. Atualmente são tratados 1 mi por hora. Com a nova ETA será tratado 1,4 milhões , atenuando a problemática da água no município”.

INVESTIMENTO – O diretor do DAE explicou que a ETA é um trabalho da construtora Aurora, em parceria com os Governos do Estado e Federal,que  veem para agregar com o município de Várzea Grande. O projeto trará avanços e melhorias, principalmente nas regiões mais afetadas com a falta de água, como os  bairros: São Mateus, Parque Sabiá, Ouro Verde, São Simão, Jardim Eldourado, Itororó, Cidade de Deus, Paiaguás, Nova Fronteira e Marajoara II.

“Estamos trabalhando junto com o prefeito e a construtora. Tenho certeza que assim como eu, todos estão realizados com esse  sonho da população várzea-grandense. É um grande desafio, pois já se tornou um problema crônico na cidade. Estamos aqui de portas abertas, trabalhando juntos para resolver os problemas de frente e, tentarmos fazer o melhor para a população”, sinalizou Evandro Gustavo.

O diretor de operações do DAE, Albecir Davi, explicou que a nova estação de tratamento é uma ampliação de uma estação já existente e, que está sendo finalizada para atender o conjunto da população  como um todo. “Vamos ter água tratada, disponibilizada em tempo constante  para população. Ao todo serão mais de 40 bairros beneficiados, com isso, vai facilitar o abastecimento dos demais reservatórios  que estão localizados nas regiões da Ulisses Pompeu de Campos (Morro do Urubu) e da 31 de Março, no bairro da Manga.

 “A construtora Aurora esta construindo a estação de tratamento de água, pois faz parte do conjunto de obras do residencial São Benedito. É um recurso do governo Estadual para que fossem construídos os residenciais em Várzea Grande. Esta obra estava prevista para entrega somente no ano que vem, mas estamos adiantando com a entrega do residencial, para que possa atender não só a construtora mas, também os bairros que fazem divisas com ele. Serão varias regiões beneficiadas com o volume de água a mais que, vai ser tratada na estação”, informou o diretor da construtora Aurora, Thiago Viana Arruda.

Walace ponderou que resolvendo a questão da nova ETA, automaticamente estará partindo para resolver a questão de outros bairros que também são críticos. O prefeito garantiu que essa gestão almeja melhorar o município e está trabalhando para isso, juntamente com o governador Silval Barbosa, deputados federais e senadores.

BAIRROS BENEFICIADOS -  Jardim Glória II, Jardim Alá, Jardim Esmeralda, Vila Artur, Sol Nascente, Serra Dourada, Guarita, Mapim, Jardim Esmeralda, Terra Nova, Cabo Michel, Mangabeira, Imperial, Nova Florida, Tarumã, Ipê, Nova Esperança, Residencial Clovis Vetorato, Residencial Karla Renata, Cidade de Deus, Jardim Eldorado, São Mateus, Residencial Alice Gonçalves, Manancial, Manaíra, Nova Aliança, Chapéu do Sol, Residencial Júlio Domingos de Campos, Residencial José Carlos Guimarães, Residencial Solares do Tarumã, Jardim dos Estados, Residencial Nair Sacre, Residencial Henrique Celestino, Santa Isabel, Asa Branca, Asa Bela, Itororó, Marajoara II, Parque Atlântico, San Marcos, Residencial Lucimar, Residencial Ataíde Ferreira, Parque Sabiá e Residencial Renato dos Santos.
 

Por: Tatiane Salles - Secom/VG