O objetivo do evento foi discutir a Revisão e Alteração do Zoneamento, Sistema Viário e o Parâmetro de Ocupação do Solo (Outorga Onerosa) do município. Além dos titulares das Pastas acima (Tarciso Basan e Versides Sebastião) e respectivos técnicos, participaram dessa audiência a promotora de Meio Ambiente, Maria Fernanda Correa da Costa,  o superintendente da Infraero, João Marques Corrêa. A Câmara Municipal de Várzea Grande foi representada pelos vereadores Moacir Rodrigues e Ferrinho.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tarciso Basan ao abrir oficialmente os trabalhos, explicou que a revisão proposta é apenas parte do Plano Diretor, que existe desde 2007, com previsão legal para sua revisão/adequação nos 10 anos de sua implantação. Explanou que os pontos detectados para serem trabalhados na cidade foram levantados por equipe técnica especializada. 

"Nada aqui é conclusivo, apenas discutimos propostas capazes de promover ajustes e adequações para um melhor direcionamento do crescimento da cidade. O objetivo estratégico é fazer com que os espaços urbanos sejam melhor aproveitados, sem que isto interfira no cotidiano da cidade e dos seus moradores. Estudos detectaram lugares de "estrangulamento" visível, impeditivos para a expansão espontânea da cidade, passíveis de ajustes técnicos. Com estas correções, teremos maior fluência no trânsito e no geral da cidade".

Basan citou que a Lei Complementar 3.727/2012 instituiu o zoneamento em Várzea Grande. Pela análise da lei vigente, disse, é possível observar diversos pontos onde é necessária a realização de ajustes à lei. "Estamos mexendo apenas no perímetro urbano. Na demarcação do perímetro, muitas áreas não foram zoneadas. A proposta é que se tornem zonas de expansão urbana. No tocante ao centro da cidade, propomos manter o perímetro da zona central, com alterações dos índices urbanísticos".

Também discorreu sobre vagas de estacionamento comercial (com alterações nos espaços) e zonas do Subcentro Cristo Rei e Chapéu do Sol, que serão mantidas, porém com incorporações. "O forte do Cristo Rei é ampliar as zonas de escoamento. Portanto, estaríamos homologando uma situação existente". Zonas de serviço (regiões da Guarita e Rodovia dos Imigrantes) constaram igualmente das propostas. "Poderíamos ampliar a zona de serviço II para a faixa marginal até o Trevo do Lagarto. E, a partir dali, nas rodovias 163 e 070". Nenhuma das propostas é "produto acabado", voltou a salientar, pois cabe ainda uma série de discussões.