A caminhada no Tanque do Fancho, agendada para esta sexta-feira (31) às 7 horas, vai marcar o encerramento da campanha Outubro Rosa, em Várzea Grande. Mulheres, autoridades, servidoras e a população em geral estão convidadas a participar do evento que tem o propósito de lembrar a importância da prevenção do câncer de mama, não só no mês de outubro, mas durante o ano todo.

Durante todo o mês a secretaria de Saúde desenvolveu várias atividades no sentido de chamar a atenção das mulheres para o cuidado que se deve ter com o corpo, respeitando a saúde e a prevenção de doenças.

Palestras, distribuições de informativos, de preservativos, agendamento para exames de mamografia e de colo de útero e agenda para consulta médica com mastologista, foram algumas das ações desenvolvidas pela equipe da secretaria de Saúde.

A médica e primeira-dama Jaqueline Beber Guimarães, lembra que esses procedimentos foram intensificados neste mês de outubro, mas tiveram início em março, durante as comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher.

Ela destacou ainda que a campanha Outubro Rosa de 2014 está sendo considerada positiva, em relação aos anos anteriores. “Neste ano atendemos um maior número de pessoas que já fizeram ou tem agendado o exame de mamografia. Isso se dá em função do comprometimento da equipe da secretaria de Saúde que não mediu esforços para levar informações referentes ao câncer de mama, em todas as unidades de atendimento do município, bem como nos locais de maior concentração, como por exemplo, o Terminal André Maggi”.   

PROCEDIMENTO

A coordenadora do Programa Saúde Mulher, enfermeira Juselly Lima, lembra que é importante que todos estejam alertas para que o câncer de mama não se torne uma surpresa infeliz. Além de comparecer regularmente ao médico, o auto-exame (toque nas mamas, a fim de descobrir possíveis nódulos cancerígenos) é igualmente importante.

A enfermeira explicou que a descoberta de eventuais corpos estranhos implica em análise clínica para saber se são benignos ou malignos. "Caso o câncer seja comprovado nesses testes, o paciente será encaminhado imediatamente para tratamento nas unidades especializadas (oncologia)", instruiu.

 

ATENDIMENTO

O Centro Integrado da Mulher (CIM) é o órgão responsável pelo suporte, atendimento e tratamentos aos pacientes com resultados positivos. No local são oferecidas, coletas de material colpocitológico, ultrassom de mamas, vias urinárias, abdominais, obstetrícias e transvaginais.

Além desses procedimentos o CIM é responsável pela rede da prevenção do colo de útero, encaminhando os materiais colpocitológicos aos laboratórios credenciados.