"O Conselho Antidrogas de Várzea Grande agora é realidade promissora contra um dos maiores males que assolam a Humanidade - as drogas", declarou ontem (26.01) o presidente eleito Moacir Rodrigues, durante solenidade de posse comandada pelo prefeito Walace Guimarães, no Paço Municipal. Suas palavras foram endossadas pelos demais integrantes empossados, voluntários. Um a um, os conselheiros narraram experiências encetadas em VG e Cuiabá para banir as drogas. "Daí nossa vontade de contribuir nesta batalha de forma fortalecida, via Conselho. É uma causa idealista, além de emergencial", sublinharam. 
 
Segundo Moacir Rodrigues, a existência do Conselho Municipal Antidrogas de Várzea Grande só foi possível graças ao trabalho do então vereador Walace na Câmara de Várzea Grande, quando ele elaborou projeto de lei para sua criação.
 
"Walace é o autor dessa importante lei, deve ser ressaltado. O Conselho Municipal Antidrogas se tornou ferramenta operacional em 2015 graças à preocupação que ele já direcionava naquela época a um problema tão complexo. Com o Conselho constituído e hoje empossado, pretendemos torná-lo eficaz. Sem dúvida, estamos diante de uma batalha desafiadora, que requer soldados de prontidão por 24h. O mais importante é não desanimar, não se intimidar, promover enfrentamento contínuo contra as drogas.", conclamou.
 
Rodrigues encabeça há anos uma série de empreendimentos esportivos de apoio a crianças e adolescentes em Várzea Grande, com o objetivo de retirá-los das zonas de vulnerabilidade social. O esclarecimento acerca dos reflexos negativos das drogas integra-se à rotina de atividades do grupo, esclareceu. “É triste ver jovens se enveredando pelo inferno das ilusões proporcionado pelas drogas. Interrompem projetos de vida – que poderiam ser belíssimos - e suas próprias existências, ceifadas em função desse vício doentio, da própria fraqueza em não conseguir superá-lo sozinho. Precisam de nossa ajuda para sair disso”, expôs.
 
Ele ainda disse que esse é o maior problema que Várzea Grande e outras cidades enfrentam ‘nos novos tempos’. “O vício das drogas está associado diretamente ao índice crescente de violência, roubos, homicídios. Um usuário é um alienado perigoso, pois pode até matar por trocados em período de abstinência, para conseguir alguma dose. Então, esse é o maior dilema do nosso município, a despeito das ações desencadeadas. É preciso reforçar o ataque."