A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, prorrogou até o dia 05 de junho, a Campanha de Vacinação contra a Gripe, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Até o momento, o município vacinou apenas 43,9%, sendo que a meta é de imunizar pelo menos 80% da população de cada um dos grupos prioritários. Em todo o Estado a meta é vacinar 614.122 mil de pessoas. “A vacina é de fundamental importância a fim de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções ocasionadas pelo vírus da gripe, na população alvo da campanha”, disse a Enfermeira Responsável pela Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Vitesinha Rosa Almeida.
 
Vitesinha Almeida reforça a importância da convocação dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde até atingirmos o mínimo estabelecido o de 80%.  São considerados Grupos Prioritários indivíduos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
 
A vacina pode ser encontrada nos 20 postos de vacinação do município, em todas as unidades básicas, policlínicas, centros de saúde e centro de especialidade médicas de segunda a sexta-feira. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.
 
A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já as pessoas que estiverem com febre moderada ou grave devem esperar a melhora do quadro para poder se vacinar.