A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por meio da Equipe de Atenção Básica realiza nesta sexta-feira (29.05), das 08 às 11 horas, no Auditório da Biodata, localizada na Rua Eurico Gaspar Dutra, em Várzea Grande, uma Oficina de Implantação do E-SUS Atenção Básica no município. O evento tem como objetivo capacitar técnicos da Saúde para dar continuidade a implantação do novo sistema informatizado nos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, além da capacitação desses profissionais para operacionalização correta do Sistema.
 
O evento tem como público alvo médicos, odontólogos, agentes de consultórios dentários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de Saúde dos Centros de Saúde, equipes multidisciplinares de atendimento domiciliar e apoio, Programas de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, consultório na rua e Programa de Saúde da Família Rural. O novo sistema visa agilizar e melhorar o atendimento da população que procura pelos serviços de saúde pública do município de Várzea Grande. “As oficinas melhorará a compreensão dos técnicos da rede de Saúde na efetiva utilização do Sistema”, disse o gerente de Sistema de Informação em Saúde, Mario Marcio Carrijo. 
 
O E-SUS é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde para a reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, alinhando as informações em nível nacional. “A implantação do sistema nas unidades depende principalmente do suporte de informática existente. Irá depender, por exemplo, da quantidade de computadores existentes e da conectividade à Internet”, explicou. 
 
Em Várzea Grande o Sistema já foi implantado no Site da Prefeitura Municipal e o acesso é On Line através do Atalho implantado do E-SUS.