Escolas Municipais são inseridas no Projeto Espaço de Saberes Campo 2015

GESTÃO ESCOLA
Escolas Municipais são inseridas no Projeto Espaço de Saberes Campo 2015

O objetivo é consolidar a formação continuada e melhorar a educação oferecida às pessoas que constroem suas condições materiais de existência no Campo.


27/05/2015    431

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, por meio da coordenadoria de gestão pedagógica, deu  inicio neste mês de maio a ação  “Encontros Estudos Espaço de Saberes Campo 2015”. Atualmente 13 escolas do Campo da rede municipal de Educação estão inseridas no projeto.
 
Conforme o coordenador do Projeto Espaço e Saberes, Heleno Braz do Nascimento, o objetivo é consolidar a formação continuada e melhorar a educação oferecida às pessoas que constroem suas condições materiais de existência no Campo.
 
“Com os encontros do projeto Espaço de Saberes estamos  garantindo, deste modo, o aprimoramento e o desenvolvimento intelectual de profissionais que, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, persistem na tarefa de concretizar uma verdadeira educação do Campo, com qualidade junto aos estudantes”, destaca Heleno Braz.
 
Durante os encontros, são repassados aos estudantes as práticas pedagógicas para a diversidade e especificidades das Escolas do Campo, são apresentados os problemas e os dados referentes aos resultados de aprendizagem no que concerne à alfabetização dos estudantes. Conforme esclareceu a coordenadora Pedagógica da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gonçalina Auxiliadora Leite Rondon.
 
“O projeto  Espaço de Saberes Campo, foi elaborado e desenvolvido em 2014. As escolas inseridas estão localizadas em comunidades tradicionais, ribeirinhas, de pescadores artesanais e projetos de assentamentos. A ação é importante na pretensão do diálogo entre si e de promover debates e trocas de experiências e saberes que, certamente trarão resultados positivos para o aprimoramento dos profissionais da educação que estão envolvidos”, frisa Gonçalina Auxiliadora Leite Rondon.
 
A Secretária  de Educação, Cultura, Esporte e Lazer  de Várzea Grande, Zilda Pereira Leite, reforça que as discussões e reflexões resultantes dos estudos propostos no projeto Espaço de Saberes Campo "servirão como subsídios para a construção de metas e estratégias para a modalidade Educação do Campo, que deverão compor o Plano Municipal de Educação de Várzea Grande.
 
“Promover a junção entre teoria e prática, entre conhecimentos científicos e os saberes produzidos nas comunidades camponesas, também  são objetivos que justificam os encontros de estudos propostos neste projeto. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vai continuar incentivando o diálogo entre os profissionais da educação das Escolas do Campo do município. Iremos fortalecer as propostas e atividades pedagógicas, no Campo no decorrer de todo o ano letivo de 2015 possibilitando desse modo, o desenvolvimento de metodologias diferenciadas para melhorar o ensino e as aprendizagens dos estudantes do Campo”, finaliza a secretária Zilda.
 

Por: Débora Inácio/Ascom - SME -VG - Secom/VG