População reconhece melhorias no Parque Tanque do Fancho

População reconhece melhorias no Parque Tanque do Fancho

Dois servidores da Secretaria de Serviços Públicos realizam diariamente a limpeza e a preservação do local.

“Encontrar uma área de reserva ambiental no meio da cidade e poder desfrutar da presença de animais silvestres, como a família de capivaras que vi neste local de floresta, é de tirar o fôlego”, disse encantado o senhor Paulo José Rufino, 64 anos, morador da cidade de Alta Floresta, que está visitando familiares em Várzea Grande.  

O senhor Rufino conta que em função de um problema pulmonar, ocasionado por excesso do uso de cigarros, necessita fazer caminhadas pelo menos três vezes por semana.  “Ao chegar aqui na cidade soube da existência do Parque Tanque do Fancho e vim conhecer o local e usufruir da reserva ambiental.  Gostei muito do que vi, principalmente, por causa da quantidade de animais que habitam no parque. Para melhorar a minha qualidade de vida, achei o espaço ideal. Toda vez que vier visitar meus familiares, estarei com certeza no parque”.

Morador do bairro Jardim Imperador, Vinicius Campos Pereira, utiliza o Tanque do Fancho para caminhadas quase todos os dias e disse que o local já apresenta melhorias. “O parque está mais iluminado, possibilitando que eu e outras pessoas visitemos o local também no período da noite”, destacou.

Já Lucilene Alves que também aproveita a área para caminhada confirmou as melhorias, no que tange a limpeza pública e iluminação, porém a falta de segurança ainda é uma questão que necessita ser resolvida. “É necessário à presença de policias ou guardas municipais para inibir a presença de marginais e pessoas que usam o local de modo indevido. Isso acaba fazendo com que a gente não utilize todo o percurso do parque”, lamentou.

O secretário Breno Gomes, disse que além da limpeza e troca de luminárias, a secretaria de Serviços Públicos vai colocar um portão que dá acesso ao fundo do parque, evitando a entrada de animais de grande porte, e de pessoas que fazem uso de entorpecentes. “Já autorizamos a confecção do portão e vamos reforçar a segurança no espaço do parque para que esse bem público seja preservado, e que de fato as pessoas que tem o hábito de utilizar o espaço se sintam mais seguras”.

O servidor da Prefeitura, Paulo Silva, trabalha no Parque do Fancho há mais de 10 anos. Ele disse que com a nova administração foi disponibilizado mais um servidor que tem ajudado na limpeza e na preservação do local. “O parque é grande e sozinho não conseguia fazer todo o trabalho, mas agora com a chegada de mais um companheiro temos conseguido realizar o serviço com menos tempo e com mais qualidade”.  

Já o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, João José Mendanha em resposta a população assegurou que dois agentes da GM serão designados para rondas no entorno da área. “Vamos manter um ponto básico no parque do Fancho, com rondas ostensivas, priorizando sempre os horários de maior concentração, ou seja, o começo da manhã e os finais de tarde”, completou o comandante.