A prefeita municipal de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos durante toda a tarde desta quinta-feira, percorreu Unidades Básicas do Programa de Saúde da Família e Policlínicas do município com a intenção de ouvir os profissionais da Saúde sobre suas necessidades diárias no que diz respeito aos materiais de trabalho necessários para promover atendimento da demanda de cada Unidade.  Ao mesmo tempo, teve a oportunidade de conhecer de perto a precária situação, em que se encontram hoje as Unidades e a realidade dos serviços ofertados a população várzea-grandense. A prefeita Lucimar delegou a equipe técnica de cada local visitado para que sejam feitos os mapeamentos das condições ideais de infraestrutura, insumos, medicamentos e recursos humanos para a tomada correta das decisões e mudanças de gestão.

Acompanhada do vice prefeito, Arilson Arruda e do secretario municipal de Saúde, Cassius Clay Azevedo fizeram questão de ouvir os anseios não só dos trabalhadores da Saúde como também da população que estava sendo atendida na ocasião.

Dona Lourdes estava na Unidade Básica de Saúde do Bairro da Manga. Ela que foi levar sua filha para fazer uma consulta médica de rotina disse que é muito importante essa visita in loco da Administração. “Dessa forma, os gestores ficam sabendo se estamos recebendo atendimento de qualidade e de forma digna. Fico muito feliz em ver que vocês estão visitando as unidades na busca de melhorar a realidade da Saúde e ver de perto o que realmente necessitamos de serviços”, disse a usuária.

Dr. Lia Kin é a médica da Família da Unidade da Manga. Em sua fala, ela disse que trabalha por amor a profissão, buscando sempre fazer o melhor em prol da saúde das pessoas. “Uma das práticas por nós aqui adotadas foi o cultivo da Horta Comunitária, com o objetivo de incentivar a prática da alimentação saudável o que consequentemente resulta na qualidade de vida dos usuários, porém para que esse exemplo de prática diferenciada continue dando resultado é necessário resolver os problemas que enfrentamos no dia a dia de estrutura e de abastecimento de insumos. Começamos a ter atenção do poder público a partir da nova administração, onde começou a chegar gradativamente remédios e insumos. Vamos colaborar no sentido de buscar melhorias e alcançar nossos objetivos no trabalho”, complementou a médica.

A servidora Vair Batista de Jesus que trabalha como enfermeira da Policlínica do Parque do Lago informou que a policlínica atende em média 500 pessoas por dia. “Apesar das dificuldades evidentes fazemos de tudo para não deixar que nenhum paciente que procura a Unidade fique sem atendimento. Quero ressaltar que estamos aqui para somar e colaborar no que for possível. Temos a certeza de que com essa nova administração o que antes nós achávamos que não iria passar de sonho tão logo vai se tornar realidade. Sabemos que esses problemas são ainda das gestões anteriores. Acreditamos na vontade de mudança da prefeita Lucimar Campos”, afirmou.

O vice prefeito do município, Arilson Arruda foi claro e objetivo em suas colocações durante as visitas. Segundo ele, essa Administração vai fazer gestão nas Unidades de Saúde de Várzea Grande, de acordo com os critérios e normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Além de trabalhar na gestão, vamos também trabalhar nas questões mais urgentes que é dotar essas unidades de insumos, medicamentos e recursos humanos e acima de tudo, a modificação na forma do atendimento da população, garantindo a presença dos profissionais necessários. Desde que assumimos a Prefeitura de Várzea Grande já fizemos muito, mas é pouco mediante tamanha as necessidades verificadas em todas as Unidades de Saúde. Gradativamente, com empenho e determinação vamos colocar a Saúde Pública no seu eixo”.

O secretario municipal de Saúde, Cassius Clay Azevedo disse estar preocupado com as demandas que vem recebendo das Unidades por não terem tido atenção o que acarretou no sucateamento das Unidades. “Por isso a importância desse planejamento de visitas in loco para fazer um levantamento geral das prioridades. Essa precarização dos serviços tem causado constrangimento público e social, principalmente da população que sofre por necessitar dos serviços públicos de saúde e não recebem o devido atendimento por ela merecido. Estamos fazendo de tudo para melhorar. O diálogo foi restabelecido com os gestores das Unidades de saúde para que as novas demandas sejam atendidas com a rapidez que a Saúde requer”, declarou o secretario.

As Unidades Básicas do Programa de Saúde da Família visitadas foram: Binoca Maria da Costa, no bairro da Manga, Manoel Bernardo de Barros, no Unipark e a Policlínica Lucilo de Freitas Macedo, no Parque do Lago e a Policlínica do bairro Cristo Rei.