A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, fizeram um pacto de gestão e acordaram a formação de um grupo de trabalho para tratar das pautas de reivindicações da categoria. O grupo de trabalho é formado por  representantes da entidade sindical, e representantes das pastas da Administração Pública, Educação, Planejamento, Gestão Fazendária e Controladoria Geral.

O grupo terá prazo de 15 dias para apresentar os resultados no que se refere à reivindicação de um novo reajuste salarial, bem como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, dos profissionais da Educação (PCCS). Entre as propostas que serão analisadas pelo grupo de trabalho, além do novo reajuste que deverá ser atualizado em 13,65% (perdas salariais) e a equiparação ao piso salarial nacional dos magistrados, também analisará a revisão do enquadramento feito em 2010; regulamentar e estabelecer escalas de gozo de férias e licenças prêmios acumuladas dos servidores e parcelamento dos diferenciais; enquadramento dos professores e funcionários das escolas, entre outras reivindicações.

A secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Zilda Pereira Leite de Campos, ratificou que o diálogo esta aberto e que as questões relativas a pasta vão ser discutidos em conjunto com o Sintep e alinhada com a categoria. Todas as reivindicações dos profissionais da Educação serão estudadas e analisadas. As soluções serão apresentadas dentro das possibilidades da gestão municipal, e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.