Os Centros de Atenção Psicossociais (Caps) de Várzea Grande oferecem tratamentos e acompanhamentos para pessoas que se encontram em quadro depressivo ou já apontam sintomas depressivos iniciais. Os serviços e tratamentos direcionados nessa área estão proporcionando o resgate da autoestima e da alegria de viver para essas pessoas. De acordo com estatísticas, cerca de 300 pessoas estão sendo atendidas nessas unidades especializadas no município várzea-grandense. 

A depressão é considerada o mal da vida moderna, pois está associada ao ritmo de vida agitada e estressante em mundo cada vez mais competitivo. A cada ano os índices de pessoas acometidas pela doença vêm aumentando, o que desperta a preocupação dos órgãos de controle da saúde pública. 

A coordenadora da área da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Luciana Kalix explica que o tratamento não necessita de encaminhamento das unidades de saúde. “O paciente que chega ao Centro de Atenção é acolhido e imediatamente é iniciado o estudo de caso pela equipe técnica na verificação e direcionamento do tratamento a ser ofertado. Nos Caps são atendidos somente os casos graves, crônicos e persistentes, os demais são encaminhados para a Rede de Saúde”, explicou.

A ex-empresária do ramo de supermercados, Cristina Aparecida da Silva, 54 anos, apesar de apresentar sintomas depressivos graves, desconhecia ser portadora da doença e demorou a buscar ajuda. Há doze anos faz tratamento oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial em Várzea Grande, recebendo toda atenção da equipe multidisciplinar visando o bem-estar físico, mental e social.

“No início achei que era coisa da minha cabeça, pois trabalhava muito, achava que era apenas cansaço. Tomava remédios por conta própria e de nada adiantava. Tanto que perdi tudo, e pensei em soluções reprováveis. Hoje, posso dizer que tenho controle, pois busco seguir o tratamento de forma correta, através das consultas semanais, medicamentos e acompanhamentos com médicos especialistas. Não posso abandonar o tratamento”, disse Cristina.

Para Cristina, o Centro de Atenção é sua segunda família. “Se não fosse esse acolhimento recebido não sei nem se estaria mais aqui para contar a minha história. Demorei muito para buscar tratamento. Era muito ansiosa, triste e nervosa isso me deixava sem vontade de trabalhar, de passear e de viver. Hoje sou outra pessoa alegre, interativa e motivada para o trabalho”, confessou.

O tratamento é feito  por etapas,  primeiro o paciente é encaminhado para avaliações individuais com psicólogo, enfermeiro, assistente social e psiquiatra. Após as avaliações cada paciente é inserido em trabalhos de grupos e consultas individuais. “Podemos afirmar que 60% dos casos apresentam melhora significativa ou até mesmo a cura. A ajuda dos familiares é essencial para a garantia da saúde do paciente depressivo”, complementou a coordenadora de Saúde Mental. 

Em Várzea Grande o tratamento é oferecido em duas Unidades: CAPS II - Transtorno Mental, situado na Travessa Benedito Monteiro, 304, centro e no CAPS Infantil na Rua Rui Barbosa, n° 177, Jardim Imperador. Ambos atendem de segunda a sexta-feira em horário comercial. 

DOENÇA: A depressão é uma doença que pode atingir pessoas de todas as idades. O indivíduo depressivo geralmente perde o prazer em fazer coisas que fazia antes.  Não sai de casa e na maioria das vezes desmotivado com a vida e até mesmo propenso ao suicídio. A média de idade de pessoas que possuem depressão é entre 22 e 44 anos.