Ouvidoria Cidadã reforça atuação com novos canais de comunicação on line

MAIS PRÓXIMA
Ouvidoria Cidadã reforça atuação com novos canais de comunicação on line

Além da disponibilização de atendimentos via telefone e até pessoalmente, foi criado dentro do portal do Município um espaço próprio para que a população possa enviar denúncias, reclamações, críticas, elogios, sugestões e solicitar serviços, por meio de formulário de fácil compreensão e preenchimento


15/07/2015    797

A prefeitura municipal de Várzea Grande reforçou o atendimento ao cidadão por meio da implementação de novos canais de acesso à Ouvidoria. Além da disponibilização de atendimentos via telefone e até pessoalmente, foi criado dentro do portal do Município um espaço próprio para que a população possa enviar denúncias, reclamações, críticas, elogios, sugestões e solicitar serviços, por meio de formulário de fácil compreensão e preenchimento. Com essa reformulação na maneira de atender à população, a Ouvidora passou a ser chamada de Ouvidora Cidadã, e desde o dia 1º de junho passou a ser o elo entre o varzeagrandense e o poder público local.

A Ouvidoria Cidadã está sob a responsabilidade da Controladoria Geral do Município e atende às recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A Ouvidoria é o canal de comunicação direto entre a sociedade e a Administração. Por ele recebemos reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão dos recursos públicos”, explica a Controladora, Márcia Françoso.

Somente no mês de junho, a Ouvidoria Cidadã registrou inúmeras demandas e a maior parte delas, foi resolvida ou está dentro do prazo para solução. A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana recebeu 41 solicitações, das quais 29 foram atendidas, 12 justificadas e com pedido de dilatação do prazo para mais 15 dias para resposta.

A secretaria de Obras, Viação e Urbanismo recebeu nove pedidos. A secretaria de Desenvolvimento Urbano teve uma demanda encaminhada. A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural tem três pedidos. As secretarias de Saúde, Administração e Gestão Fazendária, tiveram uma demanda cada. Para todos os pedidos a Ouvidoria segue trâmites e prazos, e todos os cidadãos têm suas demandas respondidas.

Entre as demandas por prestação de serviços, a Controladora, Márcia Françoso, explica que a maioria dos pedidos remetidos a Serviços Públicos é para troca de lâmpadas, o que gera uma solução pontual. Já para a secretaria de Obras, a maior parte das solicitações é para tapa-buracos, e por isso, o atendimento precisa coincidir com cronograma de visita aos bairros da Pasta.

Como explica a Ouvidora, Ivanilde Nogueira Vaz, desde o momento em que a solicitação chega à Ouvidoria, o cidadão já recebe um email informando que a demanda está sendo processada. “Essa resposta imediata e a precisão que temos em repassar as informações que vêm das secretarias citadas, mostram a preocupação do Município para com o cidadão. Estamos valorizando a nossa população e o retorno também tem sido imediato, pois temos recebido vários emails de agradecimento”.  A Ouvidora reforça que a população agora tem um canal de comunicação, a Ouvidoria Cidadã.

A Controladora, Márcia Françoso, destaca que a Ouvidoria está ganhando espaço a cada dia. “A Ouvidoria Cidadã se faz presente na gestão pública para acompanhar as necessidades da população”. Ela conta ainda que quando o formulário digital foi disponibilizado no Portal do Município, em pouco mais de 15 minutos no ar, recebeu dez solicitações. “Isso sim, dá uma dimensão da importância da Ouvidoria e mostra toda a satisfação da população em ter um canal de comunicação com a prefeitura”, pontua Márcia.

CANAIS – O acesso ao atendimento da Ouvidoria Cidadã pode ser feito pelo site da prefeitura (www.varzeagrande.mt.gov.br). No lado direito tem o banner da Ouvidoria Cidadã, na página principal do Portal. Ao clicar abre o formulário. A solicitação pode ser anônima, dispensando a necessidade de informar dados pessoais como CPF e/ou RG.

Ao rolar o formulário, o cidadão preenche os campos. Mesmo sendo anônima, é necessário nome, endereço do local reclamado, telefone e email para contato. O próprio sistema vai pedir a confirmação do anonimato do solicitante. Após cumprir essa etapa, é preciso selecionar a categoria do atendimento, se é uma denúncia, uma reclamação, uma crítica, um elogio ou uma sugestão e logo em seguida clicar no nome do bairro que corresponde ao pedido. Há ainda dois campos “Assunto” e “Observações”, para se detalhar o pedido de atendimento e ou de solução. Ao finalizar, basta clicar uma vez sobre o campo “salvar”.

Outro canal é o 0800-6474142, que recebe ligações até de celulares. O atendimento também pode ser feito pessoalmente, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no prédio principal do Paço Municipal, ou ainda via email: ouvidoriavgmt@gmail.com.

 

Por: Marianna Peres - Secom/VG