A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realiza entre os dias 5 e 7 de agosto, no Auditório da Escola de Saúde Pública, em Cuiabá, curso de Capacitação do Programa de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). O evento conta com a parceria do Escritório Regional da Baixada Cuiabana da Secretaria de Estado de Saúde, e será realizado em período integral.

A capacitação tem como público alvo profissionais de Enfermagem e o objetivo principal é formar novos multiplicadores que irão atuar nas Unidades de Saúde do município.

A responsável pela Área Técnica Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Juselly Carmem de Lima fala da importância do profissional de saúde que trabalha com crianças, a missão de acolher o paciente e seu acompanhante. O profissional deve buscar compreender a extensão do problema e propor procedimentos de fácil aplicação e comprovada eficácia. “As atividades de qualificação profissional estabelece um canal de comunicação com a mãe ou com a pessoa responsável pela criança. Recomendações corretas sobre o tratamento, cuidados, formas de prevenção e indicativos como sinais e sintomas das doenças compreende o universo da criança e a capacitação permite que cada profissional construa suas estratégias”.

O Programa de Atenção Integrada foi criado pelo Ministério da Saúde com a finalidade de promover uma rápida e significativa redução da mortalidade na infância. Trata-se de uma nova abordagem da atenção à saúde na infância, desenvolvida originalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (UNICEF).

“Esse programa tem como característica trabalhar de forma simultânea e integrada o conjunto de doenças de maior prevalência na infância. O enfoque tradicional aborda cada doença isoladamente, como se ela fosse independente das demais doenças que atingem a criança. Os ajustes do programa são feitos que permite a humanização do atendimento aos usuários que buscam os serviços ofertados da Rede de Saúde Pública na atenção a criança”, ressaltou Juselly.

A Escola de Saúde Pública fica na Rua Antonio Dorileo, bairro Coophema, em Cuiabá.