A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, autorizou a prorrogação do vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O decreto número 42 de 31 de julho estendeu o pagamento para até o dia 31 de agosto. O tributo vencia anteriormente no último 31.

Durante todo mês de agosto o imposto poderá ser pago nas casas lotéricas e na rede bancária. O decreto valida o desconto de 20% para os contribuintes que estiverem com o tributo em dia, como também o desconto de 5% para quem tem débitos, mas optar por quitar o exercício 2015 em cota única.

Quem ainda não tiver recebido o boleto ou optar por parcelar, em até seis vezes, pode emitir as guias pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br, ou se dirigir ao Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), localizado no prédio principal do Paço Municipal, das 9h às 18h.

O secretário de Gestão Fazendária, César Miranda, destaca que os contribuintes que estiverem inadimplentes, ou seja, com débitos de exercícios anteriores, podem procurar a Gestão Fazendária e quitar, com até 80% de descontos sobre juros e multas, e ainda parcelar o valor devido. Ao regularizar esse passivo, ele está apto para usufruir dos 20% de desconto no atual exercício no pagamento à vista. “Nossa campanha visa valorizar os contribuintes que estão em dia com o tributo e consequentemente, estimular a regularização por parte dos inadimplentes”. 

Considerando o primeiro vencimento do IPTU 2015, o secretário estima uma arrecadação de cerca de R$ 25 milhões. “A inadimplência do IPTU é bastante elevada, mas tenho certeza que a partir de agora restabelecemos o elo de confiança do cidadão com o poder público municipal e vamos fechar o ano com números muito positivos. Por isso, faço o chamamento para que a população cumpra com seu dever e nos ajude a melhorar Várzea Grande. Todo o tributo recolhido será revertido em ações de infraestrutura, educação e principalmente, saúde”.

Quem perder o prazo para o pagamento será inscrito em dívida ativa e estará sujeito à execução do débito.