O projeto Qualidade de Vida da Prefeitura de Várzea Grande vai ser editado no Parque Ecológico Tanque do Fancho a partir desta terça-feira (11) e, também, na Praça do Ipase. O projeto encampa atividades esportivas e acompanhamento de profissionais de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e é voltado para proporcionar mais saúde e lazer à população, além de prática esportiva com segurança. As atividades estão programadas para serem realizadas em dois turnos, pela manhã e à tarde.

O projeto agrega equipes das Secretarias de Educação, Cultura,  Esportes e Lazer, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.  Visa ofertar ainda aulas de capoeira e caminhadas. O projeto vai ser editado de terça a sábado nos períodos matutino/vespertino, 6h30 às 7h30m, e das 17hs às 19hs, no Parque Ecológico Tanque do Fancho.

Já na Praça do Ipase, as atividades esportivas serão sediadas somente nas terças e quintas, das 19hs às 20hs, com supervisão de profissionais de Educação Física.

Para o coordenador de Atividades Lúdicas da Superintendência Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Várzea Grande, Erasmo Ribeiro da Costa, a Municipalidade investe em qualidade de vida e incentiva a mudança de hábitos, conforme o próprio nome do projeto já diz. “Praticar exercícios é o caminho correto para mantermos o nosso corpo e mente de forma saudável e prevenir doenças. Mas tudo deve ser feito com rigoroso acompanhamento técnico, pois qualquer excesso pode ser igualmente prejudicial. É preciso conhecer nossas limitações físicas para que a procura por uma saúde melhor não resulte em problemas sérios. Daí a inclusão de especialistas na área nesse projeto. São educadores físicos e clínicos da Saúde, prontos para aferir pressão arterial e o nível de glicose das pessoas nesses locais”.

As atividades do projeto Qualidade de Vida terão a coordenação do professor Alex Duarte, responsável pelos trabalhos no Parque Ecológico.  A escolha dos horários se deve aos hábitos dos usuários do Parque.

 “Nesses períodos, observamos que o pessoal gosta de praticar alguma atividade física, e assim podemos acompanhar e orientar, com apoio da presença dos técnicos da Saúde, que farão aferição de pressão arterial e medição dos níveis de glicose, ajuda no cuidado com os esportistas. Teremos equipes permanentes da Saúde para que as pessoas pratiquem exercícios e tenham acompanhamento”. 

Erasmo recomendou para que as pessoas interessadas em participar do projeto usem roupas leves. “Recomendamos para usarem trajes esportivos, arejados e próprios para exercícios do tipo, caminhadas e alongamentos, bem como tênis”. Ainda instruiu para que os atletas tenham água fresca em mãos, produto indispensável à hidratação do corpo. 

O projeto Qualidade de Vida abrange idosos, sob a coordenação da professora de Educação Física, Fernanda Cardoso do Carmo, integrante da Secretaria de Esportes. “Ela está permanentemente a postos para auxiliar os idosos a praticarem exercícios condizentes com suas condições físicas e idade. Existe essa preocupação para que todos se exercitem, mas sem exceder seus próprios limites. Uma regra básica da boa saúde” - finalizou Erasmo da Costa.