Acontece amanhã, sábado (15) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Várzea Grande, o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação. O slogan escolhido para a 36ª Edição da Campanha que acontece em nível nacional é "Você é o protetor do seu filho”.

A ação de imunização de crianças de seis meses e menores de cinco anos não completos (04 anos 11 meses e 29 dias) será realizada nos Postos de Saúde das 8 às 17 horas. Em Várzea Grande, o Centro de Saúde do bairro Jardim Imperial, todos os anos, utiliza de estratégias diferenciadas para atrair as crianças na hora de vacinar. De acordo com a Enfermeira Responsável pela Unidade, Cida Campos a equipe de profissionais que irão trabalhar no Dia D da Campanha usará máscaras e acessórios divertidos para atrair a criançada. "Em todas as Campanhas que realizamos nessa Unidade elaboramos ações diferenciadas para atrair e descontrair as crianças na hora da vacina. Toda criança após ser vacinada ganha um certificado da coragem. Dessa forma animada e lúdica passamos confiança para elas", disse Cida Campos. 

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde ao município nessa Campanha de Imunização é de 19.936 mil crianças a serem vacinadas, para atingir uma cobertura vacinal de no mínimo 95%. 

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar as doses vacinais dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos e não se esquecer de levar o Cartão de Vacinação dos filho”, reforçou a coordenadora da Área Técnica da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Vitesinha Rosa.

Vale lembrar que por se tratar do mesmo público e faixa etária, crianças de seis meses a menores de cinco anos não completos, Vitesinha avisa que haverá também a distribuição das doses do suplemento da Vitamina A. Atualmente cerca de 20% das crianças brasileiras sofrem com a falta desse tipo de vitamina. A ausência desse nutriente pode provocar infecções graves e até causar cegueira. 

Os pais e responsáveis poderão levar as crianças às unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança. “Durante a Campanha, para maior adesão à vacinação das crianças, ações de divulgação e mobilização social aos pais e responsáveis serão realizadas”, completou Vitesinha Rosa.