A prefeita municipal Lucimar Sacre de Campos visitou na manhã de hoje (14) a Central de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim) no conhecimento dos trabalhos da atual Gestão da Assistência Farmacêutica do município. A prefeita quer implantar um sistema público que emprega a eficiência e agilidade no gerenciamento de medicamentos que são comprados com recursos do Sistema Único de Saúde, o que vai permitir o controle, distribuição e a verificação da validade dos medicamentos. Essa visita se deu, pelo fato , que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande denunciou ao Ministério Público que havia nesta Unidade cerca de 400 mil itens de medicamentos vencidos. O fato é um alerta, por isso na gestão da Assistência Farmacêutica vai ser empregada uma Política de eficiência, agilidade e fiscalização.

A prefeita Lucimar acompanhada dos vereadores municipais, Sumaia Leite de Almeida, Hilton Gusmão e Fábio Saad também visitou a ala onde estão sendo catalogados os medicamentos, que são objetos de denúncia pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande. O trabalho de catalogação está sendo feito pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal. “A equipe de servidores da Assistência Farmacêutica teve a determinação desde que assumi de promover um armazenamento adequado de todos os medicamentos que aqui estavam. Além de seleção dos vencidos e não vencidos. Esse trabalho foi importante para termos uma margem do que realmente aqui está estocado, para que possamos promover uma Política de Saúde de medicamentos eficiente que requer agilidade conforme a necessidade do paciente, e acima de tudo a transparência nos processos de aquisição e distribuição.

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Cassius Clay de Azevedo disse que para Superintendência de Medicamentos está sendo adotado um modelo diferenciado em gerenciamento de distribuição, cujo resultado vai ser a organização total na área. “Será adotado um modelo  vinculado ao do Sistema Nacional de Gestão de Assistência Farmacêutica - Qualificar SUS,do Ministério da Saúde, o que nos dará segurança, organização, agilidade, eficiência e acima de tudo responsabilidade social”, informou o secretário.  

A vereadora Sumaia Leite, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande , disse que após a denúncia feita pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, do desperdício de medicamentos é que a Comissão desenvolveu um trabalho de recatalogação dos itens denunciados no objetivo de contribuir com a gestão municipal e no reconhecimento dos fatos. “Quero agradecer a prefeita Lucimar na abertura que deu a Comissão de Saúde para fazer a esse trabalho e acima de tudo na disponibilização de servidores públicos da Central. Isso demonstra um gesto democrático de acesso às informações dos serviços da Administração Pública. O que queremos é contribuir”.

Estiveram presentes também nessa visita o vice prefeito Arilson de Arruda, o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Cassius Clay de Azevedo, o superintendente da Central de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim), Marcus Vinícius de Andrade e vereadores.