Com grande participação popular foi encerrado hoje (14) o ciclo de Audiências Públicas que discutiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias de Várzea Grande (LDO). A secretaria municipal de Planejamento completou a explanação da peça orçamentária e serão incluídos cinco projetos de iniciativa popular sugeridos nas audiênciasna Lei. A LDO agora passa pela fase de ajustes e a proposta final será encaminhada para a Câmara Municipal, até o final do mês de agosto. A audiência de hoje foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do bairro Cristo Rei.  

“Há muitos anos não havia a participação expressiva da população nas audiências públicas e, neste ano, fomos surpreendidos com a presença maciça dos moradores dos bairros, além dos gestores municipais, dos vereadores e representantes sindicais. Todas as pastas da administração pública apresentaram suas demandas, que irão contribuir para a elaboração e execução de novas ações para o ano que vem”, informou o secretário José Augusto. 

A secretária de Assistência Social, Kathe Martins, destacou os projetos da pasta e disse que um dos principais pilares é dar apoio e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. “Temos levado o acolhimento as famílias por meio dos Centros de Referência em vários pólos e a nossa meta para 2016 é ampliar os serviços beneficiando um maior número de famílias, principalmente, as que se encontram em estado de extrema pobreza. Estaremos intensificando os cursos de capacitação profissional para que a comunidade possa se preparar para o mercado de trabalho individual, aumentando a renda familiar”, disse.

Na área da Saúde a meta é ampliar atendimento na atenção primária e fortalecer as ações e serviços do Sistema Único de Saúde.  

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira, também apresentou as atividades da pasta e disse que a Prefeitura de Várzea Grande tem dado uma atenção especial as questões envolvendo o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Passa pela meta da pasta a desburocratização de processos, intensificação de fiscalizações, apoio a pequenos produtores rurais.

O vereador Valdemir Bernardino de Souza (Nana), presente na Audiência Pública elogiou a forma com que a Prefeitura de Várzea Grande apresentou o orçamento de 2016 de forma transparente, clara e objetiva, e acima de tudo, dando a oportunidade da participação de toda a sociedade que indicou e somou no apontamento das necessidades de serviços essenciais e que devem ser desenvolvido já no próximo ano.