Prefeitura revitaliza espaços poliesportivos em Várzea Grande


Prefeitura revitaliza espaços poliesportivos em Várzea Grande

Os espaços servem novamente às comunidades para a prática esportiva e lazer, além de promover a volta dos campeonatos esportivos


18/08/2015    843

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Superintendência de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação, prossegue com o programa de revitalização e colocação de placas em todos os mini-estádios, quadras poliesportivas e campos de futebol do município. Os espaços servem novamente às comunidades para a prática esportiva e lazer, além de promover a volta dos campeonatos esportivos.

No último domingo (16), a comunidade de Bonsucesso recebeu o Mini-estádio Cândido Jordão de Magalhães, 100% revitalizado.  Mais dois mini-estádios serão entregues à população neste sábado (22) e domingo (23), respectivamente no Jardim dos Estados (Mini-estádio Municipal Arthur Veronez) e na Vila Perineu (Mini-estádio Renato Diogo de Campos). Após a solenidade de reabertura dos espaços e descerramento das placas, as equipes de futebol local se enfrentam em partidas abertas à comunidade. 

O superintendente de Esporte e Lazer, Jamil Mussa Sobrinho, informou que esse trabalho de reforma e revitalização teve início com a vistoria técnica iniciada pela Superintendência, em parceria com as Secretarias Municipais de Serviço Público e Meio Ambiente. Todos os 13 mini-estádios, 10 campos de futebol e quadras poliesportivas estavam sem condições de uso e depredados. Jamil Mussa disse que a atual gestão já revitalizou vários mini-estádios, e todos passarão por algum tipo de reforma.

A Superintendência já concluiu reformas nos mini-estádios Paulo José da Cruz (Santa Isabel), Cândido Jordão de Magalhães (Bonsucesso), Afonso Assunção (Souza Lima), Arthur Veronez (Jardim dos Estados), Joel Ramos (Capão Grande) e nos Ginásios Poliesportivos Antônio Sotero (Parque do Lago), Jorge Mussa (Figueirinha), Waldir Pereira (Mapim) e Professor Hélio Magalhães Oliveira (Mapim), enumerou. Também estão prontas as praças esportivas dos bairros Jardim Paula, Ipase e Costa Verde.

O trabalho da Superintendência de Esportes se estendeu ainda a seis campos municipais na área de lazer do Parque do Lago e nos campos Pe. Luize Paropa (Cidade de Deus), Renato Ribeiro de Campos (Vila Pirineu), Abel Marques Fontes (Passagem da Conceição).

"Logo nas primeiras vistoriais técnicas, constatamos que teríamos muito trabalho à frente, em decorrência dos estragos encontrados. A população já nem acreditava que algo pudesse ser feito para recuperação desses espaços públicos, antes utilizados e até há pouco tempo sem qualquer uso, tomados de matagal, sem instalações sanitárias, alambrado, telhado, cadeiras, etc. A situação dos espaços era de total abandono e depredação. Agora, todos estão recuperados”, assinalou Mussa.

O coordenador de Desporto, professor Gilson Cassemiro de Lima, disse que a meta da Pasta é elaborar projetos de iniciação esportiva nos espaços revitalizados pela gestão Lucimar Campos. A prioridade das "escolinhas", segundo definiu, será para os estudantes da rede pública municipal. "Também já viabilizamos uma parceria com a Univag para disponibilizar estagiários de Educação Física para ministrar aulas para as crianças nas escolas municipais, devidamente monitoradas por técnicos. No caso dos mini-estádios e outros espaços reservados à prática esportiva no município, pretendemos operacionalizar projetos para que esses lugares se tornem espaços de uso contínuo das famílias varzeagrandenses”.

Por: João Carlos Queiroz -