Em uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, é que estão sendo desencadeadas ações preparatórias para a realização do grande mutirão “Prati-Cidade”, que acontece no dia 4 de setembro, no bairro Ikaray. As ações envolvem as secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Viação e Obras e o Departamento de Água e Esgoto (DAE). Os serviços que estão sendo executados são de tapa-buraco, iluminação pública e verificação de vazamento de água. O objetivo é melhorar a infraestrutura e qualidade de vida das comunidades envolvidas no mutirão.  

A secretaria de Serviços Públicos está ampliando as ações de limpeza no bairro, com os serviços de capinagem, poda de árvores, retirada de galhos, varrição, coleta de entulhos e lixos, pintura de meio fio, além do reparo no sistema de iluminação pública. “O mutirão concentra os serviços públicos neste período de pré-evento, o que mobiliza todas as secretarias e a população. Ele comentou ainda que a força tarefa está concentrada no Ikaray, e nas comunidades que vão ser beneficiadas pelo "Prati-Cidade". Fora esse trabalho específico, outras equipes da secretaria continuam atendendo as demandas normais da cidade”.  

Já a secretaria de Viação e Obras está realizando nesta semana, o patrolamento e cascalhamento das ruas dos bairros. “Esses serviços estão sendo feitos de forma sequencial e antecedem a operação de tapa-buraco, que também será realizada no local. As execuções irão melhorar a infraestrutura do bairro”, destacou o titular da pasta, Luiz Celso de Moraes, informando que os trabalhos fazem parte de uma série de ações que a Prefeitura estará realizando para beneficiar os moradores do Ikaray e região de abrangência.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) inicia os serviços de  monitoramento nas redes de distribuição de água. Segundo informou o diretor presidente do órgão, Eduardo Vizotto, nesta primeira etapa o trabalho será para a identificação de desperdícios de água causados por vazamentos. Além desse serviço, equipes do DAE estarão ainda fazendo a ampliação da rede de água e outras melhorias. “A operação será realizada em todo o bairro, e o nosso maior foco será com relação à perda de recurso hídrico, uma vez que o município de Várzea Grande registra índice alarmante de desperdício de água”, destacou.