A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande abriu, na noite de ontem (26), a Conferência Municipal de Educação que está debatendo o Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025. O evento está acontecendo na Conferência Nossa Senhora do Carmo durante todo o dia de hoje (27). O documento-base, que está em discussão, foi elaborado em conjunto por técnicos da Secretaria, do Fórum e do Conselho Municipal de Educação.

Nesta quinta-feira (27), todos os pontos do Plano, dividido em oito Câmaras Setoriais, serão discutidos e poderão, por meio de votos dos delegados, sofrer alterações, emendas e até exclusões. As câmaras se dividem em Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Infraestrutura e Transporte, Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Ambiental e Étnico Racial, Financiamento e Gestão Democrática e Valorização dos profissionais, Educação à distância, Educação Tecnológica e Tecnologia da Educação.

Após a redação final do Plano Municipal, que congrega diretrizes, objetivos, metas e estratégias para todas as etapas do ensino básico para a próxima década em Várzea Grande, é que o documento será enviado para apreciação e votação da Câmara Municipal e então para a sanção da prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A secretária Zilda Pereira Leite de Campos agradeceu aos colegas e instituições que colaboraram para a elaboração do Plano Municipal de Educação. Ela frisou que a construção do Plano se tornou um compromisso prioritário desde quando assumiu a gestão, pois Várzea Grande é o único município do Estado que ainda não entregou o documento decenal. "O Plano dá direção à educação em Várzea Grande e nos faz focar na melhora da qualidade de ensino. No entanto é preciso fiscalizar o Plano, fazer uma avaliação constante”, disse ela.

Como lembrou a secretária, na noite de abertura da Conferência, o último Plano foi feito há dez anos e não recebeu nenhuma avaliação e ou acompanhamento. “Algo que infelizmente estava previsto para ocorrer a cada dois anos. Só acharemos o caminho exato da Educação se implementarmos e acompanharmos o desenvolvimento do Plano. Não adianta elaborá-lo para que seja destinado às gavetas, é preciso operacionalizar esse importante instrumento educacional”.

O secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza, representando a prefeita Lucimar Sacre de Campos, leu uma mensagem da prefeita que destacou a importância da conclusão do Plano Municipal de Educação para aprimorar o ensino público no Município. O Plano na concepção da prefeita tem de valorizar a categoria de educadores, primar por um ensino de qualidade e acima de tudo, proporcionar uma educação básica com bons índices de qualidade educacional aos alunos.

A professora-mestra Catarina de Arruda Cortez ministrou palestra sobre “O Regime de Colaboração entre os entes federados para o desenvolvimento da Educação em Várzea Grande”. Ela destacou na abertura da palestra que a Conferência voltada à discussão do Plano Municipal de Educação representa um momento histórico para Várzea Grande. "Vejo esse trabalho como um dos grandes frutos promissores da atual gestão". A professora frisou que elaborar as estratégias de evolução do setor educacional é tarefa gloriosa, voltada a um futuro próximo. "Debateremos quais são os melhores caminhos que nos levarão ao alcance das metas pensadas e trabalhadas quando da elaboração do PME. O Ministério da Educação quer os municípios articulados em nível estadual e nacional, porque a realização de cada ação proposta é projeto do município".

A abertura contou com a apresentação da Orquestra do Instituto Jayme Veríssimo de Campos Filho “Jovem Jaiminho”, sob a regência do maestro João do Cavaco. Na noite de ontem, os delegados – membros indicados por cada unidade escolar - votaram o Regimento Interno do Plano Municipal de Educação.

A mesa de honra foi composta por Maria José Pereira de Oliveira - presidente do Conselho Municipal de Educação; José Carlos Paulino - presidente do Fundeb: Kathe Martins - secretária de Assistência Social; Luiz Rodrigues - coordenador geral do Fórum Municipal de Educação; Viviane de Souza Nascimento - subsecretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Otaik Rondon – representando o secretário estadual de Educação Permínio Pinto; Gilmar Soares Ferreira - presidente do Sintep/VG; Vera Lúcia Valadares - secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime/MT); e Leandro Momente - presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.