Alunos do curso de Guia de Turismo Regional realizam estágio no comércio de Várzea Grande


Alunos do curso de Guia de Turismo Regional realizam estágio no comércio de Várzea Grande

Os futuros formandos terão registro junto à Embratur e credenciais


18/09/2015    616

Alunos do curso de Guia de Turismo Regional estão realizando treinamento no município de Várzea Grande. O curso está sendo ministrado por professores da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, e a Escola Municipal Jayme Veríssimo de Campos está sediando essa capacitação. Parte dos alunos está agora em processo de estágio junto ao comércio de Várzea Grande, informou hoje (18) o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Adilson Arruda. Com 986 horas/aula e 160 horas de estágio, o curso profissionalizante decorre de convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - Secitec, e objetiva qualificar jovens para atuar como guias em Mato Grosso. Os futuros formandos terão registro junto à Embratur e credenciais, pontuou o secretário.

O secretário disse ainda que esse curso realmente irá servir como um dos incentivos fundamentais para melhor desenvoltura da área turística regional, além de capacitar jovens e proporcionar com que tenham uma profissão regulamentada junto aos órgãos oficiais de Turismo (EMBRATUR). “Ainda que o município de Várzea Grande reúna uma série de atrativos turísticos, carecemos de profissionais que possam servir de apoio àqueles que chegam à cidade e querem conhecer de perto tais belezas, tanto na parte cultural, de artesanato, arte e na gastronomia deliciosa e variada”.

Segundo a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Daniela Veronezi Iba, o curso de guia de turismo regional está dividido em duas turmas, e a primeira já começou a estagiar, a fim de ter maior dimensão da realidade comercial e turística do município varzeagrandense. “Os alunos, devidamente identificados com camisetas do curso, visitam os estabelecimentos comerciais com o intuito de elaborar um inventário turístico nos principais corredores comerciais da cidade, oportunidade em que repassam questionário para o empresariado responder. Basicamente, são questões relacionadas à localização do imóvel, estrutura, produtos, clientes e o respectivo segmento econômico de atuação. É necessário que o comércio fique sabendo dessa ação e que possa recepcionar os alunos e subsidiá-los com as informações solicitadas”. 

Daniela também salientou que esse estágio representa a primeira etapa de projeto da secretaria para fomentar os setores de comércio e turismo em Várzea Grande.

Por: João Carlos Queiroz - Secom/VG