Durante a abertura da 25ª Conferência da Associação Nacional de Entidade Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada ontem à noite no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o governador Pedro Taques e a prefeita Lucimar Sacre de Campos assinaram o Termo de Doação em definitivo para criação e implantação do Parque Tecnológico de Mato Grosso que será construído em Várzea Grande, no bairro Chapéu do Sol. O Parque tem 80 hectares para abrigar empresas inovadoras e já consolidadas no mercado de Tecnologia da Informação e Inovação.

O governador Pedro Taques disse que a decisão de construir o Parque Tecnológico no Município é que atraiu a escolha de Mato Grosso para ser a sede da 25ª Conferência Anprotec, que reuniu representantes do setor de tecnologia e inovação do Brasil e do exterior. Na solenidade o governador anunciou a definição das áreas que formarão o Parque, como a Biotecnologia, Cadeia de Agronegócio, Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC´s - Hardwares e Softwares, Geociências, Química Verde e Novos Materiais.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, o Parque Tecnológico representa o futuro promissor para a pesquisa e desenvolvimento econômico, científico e tecnológico. O complexo reunirá polos avançados para a transferência do conhecimento gerado nas universidades de Mato Grosso. “A implantação do Parque Tecnológico, em Várzea Grande, deve transformar o município no principal centro de pesquisa tecnológica e inteligência no fortalecimento das instituições de ensino que investem em pesquisa e tecnologia. Será uma revolução no perfil econômico da cidade, fixando os jovens estudantes em Mato Grosso que buscam nível superior nestas áreas de conhecimento, além dessas novas empresas gerarem emprego e renda”.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Luzia Helena Trovo Marques de Souza, disse que já estão em construção no entorno do Parque Tecnológico os novos campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). “Essas instituições públicas de ensino comporão um ambiente voltado à ciência, tecnologia e inovação, o que propiciará a atração de incubadoras de empresas start-ups e empresas inovadoras que darão suportes às soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso”, completou.

A prefeita Lucimar destacou ainda que as empresas interessadas em se instalar no Parque Tecnológico poderão contar com incentivos fiscais oferecidos pela prefeitura, através da Lei de Incentivos Fiscais, recentemente aprovada pela Câmara Municipal.