A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande cumpriu o protocolo de indicação de atletas que fizeram e fazem parte da história do esporte da cidade para participarem do revezamento da Tocha Olímpica, que passará por Várzea Grande anunciando a chegada das Olimpíadas no Brasil, que será realizada no Rio de Janeiro em 2016.

A lista dos atletas varzeagrandenses com destaques de renome nacional e internacional foi encaminhada na última sexta-feira (23) para Comitê Olímpico organizador das Olimpíadas Rio 2016. É o Comitê quem vai selecionar os representantes varzeagrandenses que irão conduzir o símbolo olímpico do trajeto do Aeroporto Internacional Marechal Rondon até a ponte Júlio Müller, no bairro do Porto.

Como explica um dos membros da Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha Olímpica da superintendência de Esportes e Lazer do Município, Gilson Cassemiro, houve toda uma mobilização prévia no segmento esportivo de Várzea Grande para a seleção dos indicados. “Tivemos todo o cuidado de indicar atletas que realmente tivessem currículo e histórico para credenciá-los ao revezamento para que Várzea Grande tenha realmente representantes”.

O karateca Fischer Silva Untar, conhecido como Don Fischer, está entre os indicados. Campeão mundial de Hapkido medalha de ouro Coreia do Sul em 2013. Foi 3º lugar, medalha de bronze campeonato mundial em Iong in Coreia do Sul em técnica de quedas e projeções à distância, categoria absoluta, 2013. Faixa preta Hapkido 1ºDAN pela Confederação Nacional de Hapkido Hankido Hankumdo. Faixa Preta Hapkido 1ºDAN International H.K. Federation.  Campeão Mato-grossense de Karatê de Contato - categoria Absoluto, 2012. Vice Campeão Mato-grossense de Taekwondo categoria Master, 2013. Medalha de ouro no International Open Taekwondo e Hapkido 2013 (MG). Faixa Marrom Jiujitsu Brazilian Gracie/Cuiabá. Faixa Roxa Judô Equipe Judô Jiu-Jitsu Bope-PMMT. Faixa Vermelha Ponta Preta. Faixa Preta 1º DAN Tangsoodo Filiado à Brazilian Moo Duk Kwan Tangsoodo. Fundador-presidente do Instituto Don Fischer de Artes Marciais.

Emilly Oliveira, outra representante varzeagrandense das artes marciais, é campeã regional, estadual e bi-campeã brasileirade karatê.

Carlos Henrique Pedroso, mais conhecido como Mosca, é conhecido dos gramados. Foi atleta profissional do Vila Nova de Goiás, Ponte Preta de Campinas, Figuerense (SC), Corinthians Paulista(SP), Operário VG e Paulista de Jundiaí (SP). Como técnico de futebol atuou no Diamantino (MT), Campo Novo do Parecis (MT), União Rondonópolis (MT), Palmeiras - Barra do Bugres, Mixto Esporte Clube, Operário VG, Sorriso Esporte Clube, Luverdense Esporte Clube.

Nasser Untar Pereira também é jogador profissional de futebol. Em Mato Grosso no Operário, Mixto, Dom Bosco, União de Rondonópolis. No Paraná defendeu o Londrina Esporte Clube, o Maringá Esporte Clube e o Matsubara. Em São Paulo, o Botafogo de Ribeirão Preto. No Exterior jogou no Oriente Petrolheirada na Bolívia e na Espanha jogou no Elche.

João Cesar Neto, o César Diabo Loiro, jogou futebol de 1968 a 1978 no América Mineiro, Nacional de Manaus, Operário de VG, Mixto Esporte Clube, Palmeiras do Porto, Comercial de Campo Grande. Encerrou sua carreira aos 26 anos e se mantém ativo correndo 10 km por dia.

Ícaro Gibran Reveles é um atleta apaixonado pelo handebol e pela cidade que representa. Sonha participar das olimpíadas em 2016 e para ele, ser indicado para carregar a tocha será um marco triunfante na sua carreira. Ele é jogador pela seleção de Várzea Grande, campeão dos jogos regionais 2005, vice-campeão regional 2004 e 2006, vice-campeão estadual 2004–2005-2006, vice-campeão brasileiro – 2013-2014.

Andreza Nogueira foi campeã nos jogos estudantis na modalidade futsal, nos anos 2012, 2013, 2014, campeã nos jogos regionais em 2012, 2013 e 2014, campeã no jogos estaduais em 2014 e vice campeã no Brasileiro 2014. Campeã por três anos consecutivos da Copa Centro-América de Futsal. Campeã na Copa Futsale em 2015.

Eurides Costa jogador de futebol profissional, campeão da Copa Cuiabá e vice campeão estadual 1971, campeão estadual 1972, jogou por 17 anos Esporte Clube Operário.

PREPARAÇÃO - Antes da abertura oficial dos jogos olímpicos, a chama percorrerá 300 cidades no país e Várzea Grande está entre as paradas para o revezamento do maior símbolo da competição.

A passagem da tocha olímpica por Várzea Grande está prevista para o dia 24 de junho do próximo ano, com saída da rotatória do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e seguindo até a ponte Júlio Müller no bairro do Porto.

A prefeitura municipal, por meio da secretaria municipal de Educação está organizando um grande evento cultural e esportivo para recepcionar a Tocha Olímpica. Entre as ações está a realização de um grande corredor humano de saudação composto pela população, comunidade escolar, associações, entidades esportivas e culturais, com formação por toda extensão da Avenida Presidente Arthur Bernardes indo até o final da Avenida da FEB, na divisa com Cuiabá.