A Secretaria de Educação de Várzea Grande em parceria com Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso realizam audiência pública com a temática ‘Educação Escolar Quilombola’. A reunião ocorre nesta quarta-feira (04), na Subsecretaria de Educação, às 16h. O objetivo da audiência é de apresentar e discutir a normatização da Educação Escolar Quilombola.

De acordo com a coordenadora Pedagógica, Maria Alice de Barros a normatização será implantada os estabelecimentos de Educação Básica, públicos e privados do Sistema Estadual de Educação que respaldará a valorização da identidade das comunidades quilombolas e seus territórios.  

Na reunião serão debatidas as seguintes pautas: O que fazer para garantir nas escolas públicas e privadas o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, nos termos da Lei nº 9394/96. Outro assunto a ser debatido é sobre a efetivação de uma educação escolar voltada para o etnodesenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais.

“A normatização visa inserir no currículo escolar os processos educativos orientados por valores, visão de mundo, conhecimentos das comunidades tradicionais quilombolas com a finalidade de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para educação brasileira e da atuação dos profissionais da educação, no contexto que lhe é pertinente em respeito à História, Tradição e Cultura dos quilombolas”, explicou a coordenadora Pedagógica.

A Subsecretaria de Educação está localizada na Rua João Libâneo, nº 22, Bairro Jardim Aeroporto, atrás do Batalhão da Policia Militar.