A prefeita Luncimar Sacre de Campos e a secretária de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Zilda Pereira Leite visitaram na manhã de hoje (10), a Escola Municipal de Educação Básica Napoleão José da Costa. A unidade escolar conquistou o segundo lugar na disputa nacional pelo Prêmio Gestão Escolar/2015, da iniciativa Educadores do Brasil. A escola de Várzea Grande concorreu com outras 570 escolas das redes municipal e estadual de Mato Grosso, inscritas no concurso.

A conquista de vice-campeã se deu pela avaliação da Provinha Brasil que alcançou no ano passado 99% de aprovação e 0% de abandono (evasão escolar), além de ter tirado nota 4 na avaliação da Provinha Brasil, atendendo 443 crianças da Educação Infantil, Creche e Ensino Fundamental (1° Ciclo). 

A prefeita foi à comunidade escolar agradecer o empenho e a participação da escola no Prêmio Gestão Escolar e, levar o parabéns a todos os alunos e toda a comunidade escolar. A prefeita destacou que o resultado se deve ao trabalho desempenhado pelos gestores comprovado na sua dedicação e, acima de tudo, no desenvolvimento de projetos de práticas exitosa de alfabetização, e o envolvimento da comunidade com a unidade escolar. “O prêmio é merecedor verificado hoje aqui no ambiente escolar onde os educadores transferem responsabilidades, obrigações e deveres onde cada um exerce sua função. O zelo, a unidade da equipe e os alunos integrados é que fazem a diferença da gestão de uma escola. A Essa escola se torna hoje referência em pratica de gestão para as demais unidades escolares do município”, destacou.

A coordenadora da escola, Kelly Martins, disse que o prêmio é o resultado do trabalho desenvolvido por toda a comunidade escolar, principalmente, pelo Conselho Escolar formado pelos pais de alunos, professores e coordenaria em geral. “O comprometimento de todos os envolvidos possibilitou o alcance deste resultado. Vamos nos preparar para que no ano que vem possamos estar novamente entre as melhores escolas de Mato Grosso”. 

Kelly Martins disse ainda que a escola utiliza a metodologia “Emília Ferrero e Ana Teberosk” estudiosas da Psigenise  da literatura escrita, cuja a proposta é induzir os alunos a construir o saber. “Essa metodologia tem possibilitado os estudantes a desenvolver conhecimento, criar práticas integrativas e acima de tudo de respeito e integração com alunos, principalmente os especiais, com a família e a comunidade escolar”.

A secretária de Educação, Zilda leite, disse que o exemplo dessa escola é resultado das práticas pedagócicas aplicadas e o aprimoramento dos processos de gestão, agregados as ações que executam e que possibilitam o desenvolvimento do saber, quando a escola tem atividades de desenvolvimento educacional e atividade que levam os alunos a aprimorar conhecimentos. “As atividades da escola como a criação do canto do saber retratado no cantinho da leitura, bem como o alfabeto móvel criado e aulas de desenvolvimento de textos, onde o aluno pode conhecer e presencial como o aquário exposto, despertam a imaginação e o conhecimento na prática. São essas atividades que fazem desta escola, referência e modelo”.

No final da visita a prefeita Lucimar reuniu os educadores e disse que o modelo de gestão aí empregado, será propagado e difundido nas demais escolas municipais como experiência exitosa de gestão. Será realizado ainda, fóruns no meio escolar para a troca de experiências.