O secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo acompanhado da equipe técnica da Secretaria, cumprindo o cronograma de visitas percorreu na manhã desta segunda-feira (16), as Policlínicas do Parque do Lago e a do Cristo Rei. As visitas "in loco" têm como objetivo principal o de realizar levantamento técnico, logístico, estrutural e assistencial das reais demandas e necessidades diárias das instituições públicas pertencentes a Rede SUS de Várzea Grande e traçar estratégias e definir ações a serem desencadeadas. 

De acordo com o secretário, essas visitas ocorrerão em todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto nas redes primária, secundária e terciária. “Essa visitação in loco alcança o objetivo hoje estabelecido por essa Administração Municipal que é o de implantar a Humanização da Saúde e atendimento com acolhimento conforme metas estabelecidas pela Saúde Pública Municipal. Com esse levantamento técnico em mãos poderemos avançar ainda mais na excelência do atendimento”, disse Cassius Clay. 

Alguns apontamentos foram elencados pelos servidores das respectivas Unidades. As demandas são variadas, mas segundo os servidores já houve melhora na dispensação de medicamentos e a presença dos profissionais nas unidades. “Esses apontamentos feitos nas unidades visitadas completando o cronograma traçado de percorrer as 27 Unidades de Saúde, daí será elaborado um relatório para a tomada das devidas providências de acordo com as necessidades e apontamentos. A intenção desta gestão é realizar uma reorganização e redistribuição das ações e serviços ofertados no fortalecimento das redes primárias e secundárias e já a saúde curativa fica a cargo do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e de toda a Rede do Estado que atende a alta complexidade, serviços esses que são organizados pela Central Única de Regulação”, comentou. 

A Policlínica do Parque do Lago passa por reformas neste momento em sua estrutura. O contrato de prestação de serviço foi contratado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Incorporadora e Construtora Cipasa Urbanismo, sendo ela a responsável pela execução dos trabalhos de reforma e melhoria da Unidade. O valor estimado da obra foi de R$350.000,00 (Trezentos e cinquenta mil reais). De acordo com a gerente da Unidade, Benedita do Bom Conselho de Assis, por mês, cerca de 2.000 pacientes são agendados nas especialidades da cardiologia, ginecologia, ortopedia, nutricionista e clínico geral. São ofertados exames de Raio X, retirada de ponto, curativos, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, pesagem do Bolsa Família e Coleta de CCO. 

Já na Policlínica do Cristo Rei, a demanda diária também é grande. Uma média de 3.000 atendimentos mensais. As especialidades médicas ofertadas na Unidade são: cardiologia, pediatria, ortopedia, clínico geral, reumatologia, nutricionista e pequenas cirurgias.