Duplicação da Estrada da Guarita completa eixo de mobilidade urbana entre Várzea Grande e Cuiabá


Duplicação da Estrada da Guarita completa eixo de mobilidade urbana entre Várzea Grande e Cuiabá

A obra, que junto com a recente entrega da duplicação da Rodovia Mário Andreazza,além de desafogar a Avenida da FEB, reforça o circuito histórico e cultural da cidade, colocando em evidência, o Distrito de Passagem da Conceição


04/12/2015    634

O governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) entregou nesta manhã (4), a duplicação da Avenida Aleixo Ramos, mais conhecida como Estrada da Guarita, em Várzea Grande. A obra, que junto com a recente entrega da duplicação da Rodovia Mário Andreazza, completa o eixo de mobilidade urbana entre Cuiabá e Várzea Grande, que além de desafogar a Avenida da FEB, reforça o circuito histórico e cultural da cidade, colocando em evidência, o Distrito de Passagem da Conceição, que passa a ganhar maior visibilidade e acesso seguro dentro da região metropolitana.

O secretário de Governo de Várzea Grande, Juarez Toledo Pizza, lembrou que a finalização das obras chega em um momento importante, pois na próxima terça-feira, dia 8, dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a comunidade de Passagem da Conceição realiza sua tradicional festa religiosa. A partir de hoje, com a entrega da duplicação, o acesso ao Distrito passa a ser facilitado e mais seguro. “Além disso, toda essa região de influência entre a Estrada da Guarita e a Mário Andreazza é a que mais cresce em Várzea Grande, reúne diversos empreendimentos habitacionais, industriais e comerciais e será o endereço do maior polo de desenvolvimento da cidade com a implantação do Parque Tecnológico e das instituições de ensino como Unemat, IFMT e UFMT”.

Como reforça, são mais de 5 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal nessa região e que agregada ao crescimento terá um aumento significativo no fluxo de veículos. “Aqui se estabeleceu uma nova expectativa de desenvolvimento para Várzea Grande e o governador Pedro Taques tem entendido a importância em se concluir as obras aqui na cidade e fazê-las com qualidade”.

O secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, lembrou que a via também fazia parte do pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo e que, assim como a Mário Andreazza, deveria ter sido finalizada ainda no ano de 2013, conforme cronograma previsto pela antiga gestão. “Conseguimos finalizar a duplicação e adicionamos ao projeto original a ciclo faixa, um adicional que contribuiu muito com a segurança da região porque a bicicleta aqui é muito utilizada como meio de locomoção pela população”.

Com 8,4 quilômetros de extensão, a duplicação compreende o trecho entre a Avenida Ulisses Pompeu de Campos ao Distrito da Passagem da Conceição, contemplando os bairros Guarita I e II. Além disso, a via contribui para o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) Barra do Pari, como também para o tráfego em direção à região central de Várzea Grande.

Chiletto garantiu ao secretário Juarez que ainda neste ano, o governo do Estado e a Caixa Economia Federal finalizam as negociações para aditivo de um aporte de recursos para iluminação viária de todas as duas Avenidas, a Estrada da Guarita e da Mário Andreazza.

Por: Marianna Peres - Secom/VG