As metodologias de alfabetização e letramento divulgadas na 1ª Mostra de Práticas Pedagógicas Inovadoras em Várzea Grande, evidenciam avanços na melhoria da qualidade de ensino da rede pública municipal. Experiências colocadas em prática se consolidam e como políticas públicas de práticas pedagógicas inovadoras.  

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Zilda Pereira Leite, esse trabalho está inserido no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Programa Nacional de Formação de Professores Alfabetizadores). As metodologias aplicadas são frutos de projetos inovadores e que foram desenvolvidos ao longo do ano de 2015, e que deram resultados.

"Todos esses projetos contribuem, de forma significativa, para uma melhor aprendizagem de nossos alunos, notadamente no que se refere à alfabetização e letramento. Diante desses resultados, reconhecemos a necessidade de investirem formações continuadas, a fim de oferecer aos nossos educadores o acesso a novas metodologias que possibilitem aos alunos aprender com qualidade e desenvoltura”, acentuou a secretária.

Conforme a secretária, a 1ª Mostra expõe o compromisso da atual gestão municipal em consolidar melhorias graduais nos métodos de ensino da rede pública, com a implementação de projetos exitosos.

“Para 2016, a partir da concepção do Plano Municipal de Educação, outros projetos serão elaborados na mesma linha. O objetivo é melhorar o ensino e promover a valorização dos educadores e colaboradores. A exposição dos projetos difunde qual é o teor das metodologias aplicadas, bem como promove a interação entre os educadores”.

Alguns projetos elaborados por várias escolas públicas do Ensino Fundamental em Várzea Grande e que estão sendo expostos na 1ª Mostra:

- Educação Especial  - TOPEE – Todos pela Educação Especial: Compreende todo Atendimento Educacional Especializados aos alunos com perfil de Educação Especial e com Atendimento Educacional Especializado, nas 18 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), no Município de Várzea Grande; Projeto Territoriar -  Projeto de formação, desenvolvido pelo Grupo Marista de Educação, na Escola Gonçalo Domingos de Campos, tem por objetivo, promover  em escolas com baixo IDEB do país, a reflexão sobre suas necessidades, identidade e identificação de suas potencialidades, com vistas à melhoria da qualidade de Ensino; Escola de Tempo Ampliado (ETA) - Projeto experimental: “Amar, Cuidar, Respeitar em uma Escola em Tempo Ampliado. Tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, oferecendo espaço de convivência para ações afirmativas para a diminuição da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes de Várzea Grande, com previsão de ser ofertado em mais quatro Unidades Escolares da Rede Municipal de Várzea Grande em 2016; Projeto Espaço de Saberes: Formação continuada realizado pelas 79 escolas que compõe a rede Municipal de Ensino, tendo por objetivo promover o estudo coletivo e reflexivo das dificuldades no processo ensino-aprendizagem enfrentadas por cada unidade de ensino; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Programa Nacional de Formação Continuada de professores alfabetizadores, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com o Município, voltado para aplicação de metodologias inovadoras em alfabetização e letramento promovendo a erradicação do analfabetismo Infantil, de crianças de seis a oito anos de idade; Formação sobre Sequência Didática em Gêneros Textuais voltados aos professores regentes de  4° e 5° anos do Ensino Fundamental: Consiste na formação sobre metodologia de produção, compreensão e interpretação textual e divulgação de formas de trabalhos com gêneros textuais.