Várias frentes de trabalho mudaram a realidade de Várzea Grande nos últimos meses, desde a assiduidade da limpeza urbana, passando pelo cuidado permanente com a reposição de luminárias até projetos mais complexos e de grande proporção como as obras do PAC, operações tapa-buracos, reforma e ampliações de escolas, construções de creches e a entrega da reforma do Ala A do Pronto-Socorro, obra inédita em 27 anos de fundação da unidade. Mesmo em tão pouco tempo, a prefeitura de Várzea Grande imprimiu sua marca focada em resultados, alicerçada sobre um trabalho transparente, cuidadoso e zeloso no trato com o dinheiro público e de parcerias com instituições e população. E assim, junto com a chegada de um novo ano, a administração municipal avisa que muito mais virá em 2016.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi a maior conquista desses primeiros meses de trabalho e é o reconhecimento de que uma gestão focada em resultados e transparência colhe frutos e colhe com rapidez. O PAC, liberado pelo governo federal em 2007 estava perdido, foi resgatado e já está trazendo benefícios aos moradores do Altos da Boa Vista e na sequência vai chegar a dezenas de outras comunidades. Serão mais de R$ 400 milhões aplicados em infraestrutura.

Como explica o secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza, são ações que vão proporcionar o desenvolvimento social e econômico da cidade. “É um pacote de obras inédito e que projeta o desenvolvimento da cidade no curto, médio e longo prazos. Estamos estruturando Várzea Grande, pensando no futuro e resolvendo problemas antigos”.

Ainda como destaca Toledo Pizza, esses recursos resultam de um esforço coletivo da atual gestão em resgatar a credibilidade política da cidade. “A seriedade aliada à responsabilidade na aplicação do dinheiro público nos possibilita fazer em um ano o que deveria ser realizado durante quatro anos de mandato”.

O pacote orçado em mais de R$ 400 milhões e que vai transformar a cidade em um canteiro de obras traz projetos muito aguardados pela população, como esgotamento sanitário, ampliação da rede de abastecimento de água, pavimentação asfáltica, recuperação da malha viária, construção de escolas, creches e postos de saúde e conclusão de obras paralisadas há alguns anos. “Em dezembro já demos início aos primeiros trabalhos de medição e terraplanagem no Altos da Boa Vista, no Grande Parque do Lago. Essas frentes de trabalho vão gerar oportunidades na área da construção civil e consequentemente movimentar renda e consumo em Várzea Grande, tudo isso já no primeiro trimestre do ano, momento em que as despesas de início de ano pesam para todas as famílias”, observa o secretário. 

O projeto estratégico da prefeitura, via PAC, vai beneficiar com obras de infraestrutura, nos próximos meses, os bairros: Nova Era, Ikaray e Frutal de Minas, São João, Ipanema e Alto da Boa Vista, Santa Maria, Primavera e Costa Verde, região de influência sobre 60 bairros da Avenida Alzira Santana passando pela Avenida dos Imigrantes, estrada do Capão Grande, Filinto Müller e São Mateus, totalizando 80 quilômetros quadrados (km²). O PAC Habitação, com obras em execução, traz 270 unidades habitacionais sendo 98 para a região do bairro Ikaray e outras 172 para o bairro São João.