Estado e município alinham ações de mobilidade urbana na Avenida da FEB

MOBILIDADE NA FEB
Estado e município alinham ações de mobilidade urbana na Avenida da FEB

As intercessões serão definidas em uma reunião técnica que será realizada na próxima semana com técnicos do Estado e do Município.


13/01/2016    452

Os secretários municipais de Várzea Grande, de Governo, Juarez Toledo Pizza e de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, se reuniram nesta tarde (13), na sede da Secretaria de Estado das Cidades, com o titular da Pasta, Eduardo Chiletto, para traçar ações de alinhamento de competências sobre as adequações viárias necessárias ao longo da Avenida da FEB, bem como segurança pautada na área de sinalização e trafegabilidade. Estado e Município partilham do entendimento de que as intervenções são urgentes, seja para melhoria da mobilidade urbana entre Cuiabá e Várzea Grande, como principalmente, para segurança de motoristas, motociclistas e pedestres. As intercessões serão definidas em uma reunião técnica que será realizada na próxima semana com técnicos do Estado e do Município.

“Vamos tomar uma decisão em conjunto para garantir segurança e mobilidade urbana em Várzea Grande”, destacou o secretário municipal de Governo, Juarez Toledo Pizza. Reforçou ainda o secretário que existem outras necessidades em relação às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), como a reconstrução das calçadas e pontos de ônibus, ações essas que visam zelar pela segurança dos pedestres.

O secretário de Obras, Luiz Celso de Moraes, frisou durante a reunião desta tarde que há particularidades na mobilidade urbana da cidade que precisam ser atendidas, especialmente na região do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. “A única rotatória de acesso para quem sai do aeroporto e quer retornar ao centro de Várzea Grande, ou até mesmo ao shopping, é a rotatória do Zero Quilômetro, bem distante do ponto de partida. Outra necessidade que tem de ser estudada”.

O secretário de Estado, Eduardo Chiletto, destacou que há interesse do governo de Mato Grosso em readequar a mobilidade urbana da Avenida da FEB, especialmente, por meio da recomposição da sinalização dessa via. Explicou que o Estado já está em processo de licitação para realização dos serviços necessários na adequação da avenida e sinalização de trânsito. “É importante que nesta reunião técnica que se realizará, seja colocada e estudada todas as reivindicações dos municípios, e que sejam inclusos na licitação. Tenho certeza que, juntos, Estado e Município, só têm a somar”.

O secretário Juarez Toledo Pizza aproveitou o encontro para reforçar que sempre houve entendimento harmonioso entre as duas esferas da administração pública. “A grande falha na obra do VLT foi de ter ouvido muito pouco os municípios envolvidos, nesse caso, Cuiabá e Várzea Grande, e tomando decisões que impactaram severamente no dia-a-dia das cidades. Agora, com entendimento e abertura que o município tem junto ao governo estadual, estamos tentando corrigir ao máximo as distorções e os transtornos da nossa mobilidade urbana”.

Por: MARIANNA PERES - Secom/VG