Uma ação inédita e integrada entre o Município de Várzea Grande e o Estado está sendo realizada hoje (18), no Aterro Sanitário da cidade, o ‘Mutirão Social’ que está ofertando serviços de saúde, assistência social e educação. Até o período da manhã, cerca de 80 catadores de materiais recicláveis que atuam no local passaram por consultas médicas, realizaram o teste glicêmico, aferiram a pressão arterial e tiveram acesso aos cadastros da assistência social, como o Número de Identificação Social (NIS) e no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT) ofertou a emissão de documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito, além da plastificação.

Para a catadora Icleidi de Jesus Basílio, 63 anos, o ‘Mutirão Social’ foi uma oportunidade para que os catadores pudessem colocar em dia a documentação e checar a saúde. “Estou aqui no aterro há 22 anos e nunca vi uma ação como essa de hoje. Daqui tirei meu sustento e criei meus sete filhos, um deles, inclusive, trabalha aqui comigo”. O filho de dona Icleidi, Joilson Diego Basílio, de 26 anos, também está sustentando sua família com o dinheiro que vem da separação dos materiais. “O quilo do material reciclável varia bastante no mercado, houve época que a remuneração foi melhor, atualmente em época de a renda mensal caiu um pouco, mas aqui trabalhamos para nós mesmos e temos a esperança de que a reciclagem evolua e nossa profissão seja reconhecida com as capacitações”.

A catadora Lúcia de Campos Neves foi uma das primeiras a realizar o teste glicêmico e se assustou com o resultado. Ao passar pela médica, a doutora Lilian Figueiredo, explicou que não havia qualquer anormalidade. “A Lúcia não está em jejum, se o resultado fosse acima de 200, eu faria encaminhamento  para ela, mas está dentro do padrão para quem já tomou o café da manhã”.

No atendimento da manhã, dona Miguelina Silva, confirmou que seu mal estar é fruto da pressão alta. Conforme a médica, a catadora foi encaminhada para fazer vários exames laboratoriais para confirmar se a variação da pressão arterial é de fato hipertensão ou se há algum outro problema de saúde. “É um trabalho exaustivo. A gente fica a céu aberto o tempo todo, chova ou faça sol”, reforça Miguelina que se comprometeu a ir amanhã mesmo a uma unidade de saúde.

A presidente da Associação dos Catadores, Asmats, Maria Aparecida do Nascimento, mais conhecida como Cidinha, pontuou que o ‘Mutirão Social’ é uma maneira de “inclusão do catador”. Como disse, “a ação social realizada em parceria entre o Município e o Estado vai atendendo a Lei 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê também a inclusão cultural, social e a capacitação do catador. O trabalho que realizamos tem de ser visto pela sociedade como uma profissão e acredito que o mutirão resgata a autoestima e serve de um início para que a profissionalização aconteça”.

Após a triagem de saúde e da assistência social, tanto do Município quanto do Estado, os catadores puderam se inscrever no primeiro curso de capacitação que será realizado em Várzea Grande. O curso elaborado nos moldes do projeto do governo federal ‘Pró-Catador’ irá nessa primeira fase qualificar 30 catadores varzeagrandense. O Município foi escolhido para ser o primeiro do Estado a receber o projeto de capacitação elaborado pelo Estado e que tem como objetivo integrar, articular e fomentar ações de organização produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

O curso será realizado nos dias 4 e 5 de março, na sede da secretaria municipal de Meio Ambiente, na Avenida Castelo Branco, e está dividido em quatro tópicos: Educação Ambiental, Associativismo e Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão Financeira.

Como explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, a ação inédita, tanto do ‘Mutirão Social’ quanto da capacitação é uma ação de governo, envolvendo secretarias de Estado e do Município em prol de melhores condições de vida para os catadores. “Estamos dando início a um projeto maior que é o de profissionalizar essa categoria, preparando-os para serem profissionais na gestão de resíduos sólidos. Temos cerca de 120 catadores em atuação nas cinco associações e nessa ação de hoje estamos mostrando que nossa preocupação com a categoria é completa, queremos que eles tenham condições de trabalho, mas acima de tudo, qualidade de vida e saúde. Com a qualificação queremos despertar o sentimento de liderança de cada um e fazê-los multiplicadores naquilo que eles acreditam”.

Conforme a secretária Helen, a ação que une as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Assistência Social e de Estado de Meio Ambiente e de Trabalho e Assistência Social, segue em Várzea Grande. “Nos dias do curso de capacitação, 4 e 5 de março, os técnicos da Setas/MT voltarão para emitir documentos civis para quem ainda estiver precisando, como o título de eleitor e foto 3x4”, completou a secretária.