A partir do dia 7 de março, três novos personagens estarão se juntando aos cinco bonecos que fazem parte da trupe do Teatro de Fantoche da Guarda Municipal de Várzea Grande. Um médico e  uma enfermeira terão a função de orientar e sensibilizar, principalmente as crianças na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Já o boneco representando o mosquito será o vilão da historia, onde as crianças também poderão conhecê-lo e aprender as forma de eliminar os seus criadores. A ação da Guarda integra o programa municipal de mobilização no enfrentamento ao mosquito. As peças teatrais serão apresentadas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. 

“Vamos ensinar de uma forma lúdica e divertida as crianças a combater o mosquito Aedes, na escola e também em casa. O nosso desejo é despertar nos alunos o senso de responsabilidade que cada um de nós tem no cuidado e na eliminação de objetos que podem se tornar criadouros do mosquito”, disse Inês Guimarães, coordenadora do projeto social. 

De acordo com a Guarda, o Teatro de Fantoche obteve bons resultados na apresentação de peças que retrataram o cuidado e a atenção com as questões referentes ao trânsito. “Agora estamos focados no combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Vamos promover a interação entre os agentes de saúde e os alunos nessa guerra contra o mosquito”. 

Inês Guimarães disse ainda que a Guarda Municipal sempre desenvolveu ações sociais e nos mais diferentes setores, porém o grupo de teatro tem se destacado pela forte emoção com que trata de variados assuntos e ajudando no desenvolvimento sócio-cultural da criança. “Mesmo com os avanços da tecnologia, o teatro continua causando encantamento, e trabalhando de uma maneira única e especial o aprendizado na arte da expressão”, completou.

O Teatro de Fantoche da Guarda existe há 10 anos e é de responsabilidade do Grupo de Prevenção Social da corporação. Desde sua criação, já atingiu um público de 15 mil crianças, de dois a 12 anos, com apresentações educativas na rede pública e particular de ensino. As peças teatrais têm duração média de uma hora e abordam temas relacionados à preservação da vida.