Cerca de R$ 720 milhões circularão na economia de Mato Grosso a partir da semana que vem, com o pagamento dos salários do funcionalismo público do governo do Estado e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Mais de 125 mil servidores receberão seus vencimentos.

O governador Pedro Taques (PSDB) vem reafirmando o compromisso de manter os salários dos servidores rigorosamente em dia. Para isso, a equipe econômica tem feito análises semanais do quadro econômico do Estado, levando em conta a arrecadação de impostos e os limites de comprometimento da receita exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Já a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), afirma não existir risco de alteração na data dos pagamentos ou mesmo de atrasos, apesar da crise econômica. Segundo ela, a certeza se deve ao equilíbrio que vem sendo imposto nas finanças públicas durante os últimos nove meses em que esteve à frente do município.

De acordo com a prefeita, todos os contratos do município foram revistos e recalculados, com o objetivo de reduzir valores. “Sabemos a importância do pagamento dos salários dos servidores públicos muni-cipais pelo impacto que isso tem na economia local e no aquecimento do comércio e da indústria”.

Com uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 53 milhões atendendo a cerca de 17 mil servidores - a Prefeitura de Cuiabá, segundo o secretário de Fazenda, Pascoal Santullo, também não sofrerá alterações no calendário de pagamento, que hoje ocorre no último dia útil do mês.

Tanto o governo do Estado quanto a Prefeitura de Cuiabá estão, desde o ano passado, desrespeitando limites impostos pela LRF para gastos com a folha de pagamento dos servidores. A situação ainda não mudou, apesar das medidas adotadas.