O secretário de Governo de Várzea Grande, Juarez Toledo Pizza, disse ontem (10), durante entrevista ao ‘Jornal do Meio Dia’, na TV Record Regional (Grupo Gazeta de Comunicação),  frisou que há um trabalho, por meio de sua pasta, de interlocução e articulação junto à Câmara de Várzea Grande, sobre a necessidade de atender ao pleito da gestora do Executivo de formular um ‘Pacto por Várzea Grande’ em prol do desenvolvimento da cidade, visto que, quando assumiu, em maio de 2015, o Município sofria graves problemas estruturais, principalmente nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. "Desenvolvimento da cidade deve ser pauta comum e prioritária entre Executivo e Legislativo".

Quanto ao questionamento em relação às possíveis denúncias que a Câmara de Vereadores aponta contra a Administração Municipal, o secretário Juarez afirma “o que há em Várzea Grande é um denuncismo político em cima de situações que não trazem nenhum fato que possa gerar indícios de que haja qualquer crime com relação por parte da atual gestão sobre essas denúncias veiculadas pela Câmara. Até o momento, pelo levantamento prévio feito não se constatou nenhum ato ilícito. Tivemos conhecimento pela imprensa, porque a Câmara não a comunicou ainda oficialmente ao Executivo. Temos já uma leitura sobre essas denúncias e a convicção de que não geram um centavo de prejuízo ao erário público”. 

Ainda conforme explicou o secretário durante a entrevista, as denúncias são questões pontuais, de algumas secretarias, porque o modelo de gestão empregado em Várzea Grande é descentralizado. “Existe uma comissão de licitação que instrumentaliza todo o processo de licitação, e toda vez que a gestora tem conhecimento de  alguma dúvida sobre qualquer processo ela antecipa com a suspensão, cancelamento do processo, para que não aconteça nenhuma dúvida na administração dela. É assim que administramos em Várzea Grande, pautados na transparência dos atos”, pontuou.  

Questionado sobre o fato de a Câmara estar fomentado várias denúncias tem relação com ao ano eleitoral, o secretário disse que a Casa exerce seu papel de fiscalizador e que a prefeitura sempre esteve à disposição para prestar todos e quaisquer esclarecimentos. “É dever da Câmara trazer, à Administração Municipal, as dificuldades, como também fiscalizar as questões que a Câmara entenda que não correspondam com a legalidade. E também é dever da prefeitura, dentro dessas questões, como ela já faz, abrir processos disciplinares na investigação dos fatos. Já temos mais de 70 processos disciplinares abertos apurando possíveis irregularidades. Dentro da gestão da prefeita Lucimar não existe nenhum espaço para que seja feito qualquer deslize e a determinação é de que tudo seja apurado, qualquer denúncia”.

Sobre os questionamentos político-partidário, incluindo a base de sustentação da prefeita na Câmara, o secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza, explicou que a prefeita soma com a mesma base, primeiramente, oito vereadores de seu arco de alianças. Hoje dentro desse novo contexto, ela já agrega nove. “O que ela espera é agregar mais vereadores por meio do ‘Pacto por Várzea Grande’. A troca de cargos no Executivo faz parte de uma administração dinâmica, onde, por exemplo, o secretário de Saúde pediu exoneração das funções para dar transparência e tranquilidade nas apurações de possíveis fraudes na dispensa de licitação para compra de medicamentos. Lembrado que não houve empenho ou qualquer pagamento, portanto, não houve dolo ou prejuízo aos cofres públicos nessa denúncia”. Afiançando mais vez, o secretário reforça que qualquer denúncia nesta gestão é apurada.