Como forma de sensibilizar mães de recém-nascidos para a importância da realização do Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida, a equipe de profissionais do Centro de Saúde do bairro Jardim Imperial de Várzea Grande, buscaram uma forma diferenciada de trabalho na hora da realização do exame. Com a utilização de fantasias de personagens de desenhos animados, a equipe transforma esse importante momento do exame num clima agradável e descontraído numa sessão de fotos. 

Rosivalda Rodrigues de Araújo, mãe da pequena Manuele Rodrigues Borges, com apenas 12 dias de nascida, aprovou a iniciativa da Unidade. Como contou Rosivalda, mesmo não sendo mãe de primeira viagem, pois já tem outros dois filhos, o teste do pezinho não é só doloroso para o bebê como para a mãe. “Sabemos que o teste é muito importante para a saúde do bebê, pois detecta doenças que podem ser tratadas precocemente e com bons resultados para cura. Essa ideia de distrair a atenção com uma sessão de fotos antes da picadinha foi muito bom. A equipe de saúde da Unidade está de parabéns”, disse Rosivalda. 

A mãe do pequeno André Luis, 08 dias, disse que desde que soube da gestação procurou pelos serviços da Unidade onde realizou todo pré-natal até o nascimento da criança. Para ela, a equipe de profissionais atende e trabalha de forma eficiente e humanizada. “Quando percebi, já tinha sido feito o exame no meu filho. Ele quase nem chorou. Tenho o registro em foto deste momento tão importante, agradeceu a mãe, Maria do Céu Dantas de Medeiros. 

A enfermeira da Unidade, Aparecida Campos disse que a idéia surgiu para aproximar ainda mais as mães dos serviços ofertados na Rede Pública de Saúde. Segundo ela, não só para a realização do Teste do Pezinho como para outros assuntos, como exames e vacinas são realizadas atividades de Educação em Saúde como forma de informação e esclarecimento da população varzeagrandense. “Sempre buscamos métodos diferenciados para atrair a população para a importância da prevenção. Ações e serviços de educação em saúde são práticas de rotina aqui no Centro de Saúde do bairro Jardim Imperial”, disse Aparecida. 

Os exames de teste do pezinho são realizados sempre as terças-feiras, no período das 07 às 11 horas. De acordo com a enfermeira, somente na manhã de hoje (29) foram realizados 12 testes. A média é de 40 a 50 exames realizados mensalmente. 

Aparecida Campos reforçou sobre a importância da realização do teste nos primeiros dias de vida do recém-nascido. O exame é exigido por lei em todo o Brasil para os nascidos vivos. “Com ele é possível descobrir e tratar doenças causadoras de problemas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, ou seja, em crianças aparentemente saudáveis”, disse ela.  

O exame, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, hormonais e infecciosas. São triadas regularmente pelo teste as seguintes doenças: fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística.   “A triagem é apenas o primeiro passo, pois uma vez confirmada que há probabilidade ou a doença instalada. O segundo passo é acompanhar mais de perto estes subgrupos de crianças, monitorando e investigando com novos exames com o intuito de confirmar ou descartar a suspeita”, explica. 

O teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e 7º dia após o nascimento e nunca exceder a 30 dias. O teste é gratuito. Os pais ou responsáveis devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência.