Mais de 31 mil candidatos estarão neste domingo, dia 24, realizando as provas do Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Várzea Grande. O Município, por meio da Secretaria de Administração, disponibilizou no site www.varzeagrande.mt.gov.br um link para que cada candidato possa ter acesso ao seu local de prova e horário, apenas digitando o número de inscrição ou o CPF.

As provas serão aplicadas nos períodos matutino e vespertino em quinze locais, sendo um em Cuiabá, no Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) e outros 14 em escolas estaduais localizadas em Várzea Grande.

Ao todo, 31.861 inscritos disputam 2.835 vagas para as áreas de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Saúde, Assistência Social e Administração, para cargos de níveis médio e superior com salários que variam de R$ 880 a R$ 3,5 mil. As vagas são para provimento interno, em substituição aos contratos temporários de serviços essenciais, em especial, bem como para formação de cadastro de reserva para atender necessidade temporária por tempo determinado e conforme o interesse público.

O presidente do processo seletivo, Marcos Rodrigues da Silva, chama à atenção dos candidatos para os horários de aplicação das provas e para o tempo de duração da avaliação que será de três (03) horas após a entrega dos cadernos de avaliação aos candidatos. Quem for realizar as provas no período da manhã, os portões estarão abertos a partir das 8h e fecham às 9h. Às 9h15 as provas serão distribuídas. À tarde a rotina será a seguinte: portões abertos das 13h15 às 14h15 e provas com início às 14h30, com o mesmo tempo de duração, três horas a contar da distribuição dos cadernos provas.

“É importante que os candidatos cheguem uma hora mais cedo aos locais indicados, inclusive, quem puder, ir conhecer o local com antecedência e se informar sobre os acessos, principalmente para quem depende do transporte público. Outro detalhe importante é ter em mãos os documentos pessoais, canetas, lápis, borrachas e estar tranquilo para uma boa prova”, recomenda Marcos.

Conforme a Comissão, ainda no dia 24, após a finalização da aplicação das provas, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – responsável pelo Processo Seletivo – deverá disponibilizar o pré-gabarito das provas.

Seguindo o cronograma do edital, os candidatos aos cargos disponibilizados pela secretaria de Educação terão prazo de recurso para questionamentos em relação ao gabarito entre os dias 25 de abril e 4 de maio. Como explica Marcos, o resultado final para esta categoria de profissionais será anunciado no dia 10 de maio. “Para os demais {Saúde, Assistência Social e Administração} o prazo de recurso será de 25 de abril a 18 de maio, pois o resultado final será publicado no dia 25 de maio”.

Segundo a secretária de Administração, Vivian Arruda, reforça que o Processo Seletivo Simplificado vai preparar a Administração Municipal para a realização de um concurso público, lembrando que há mais de 10 anos não era realizada a seleção para acesso a cargos públicos municipais, como determina a Constituição Federal.

“O Processo Seletivo atende à determinação do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que por vários anos fez apontamentos nas contas do Município pela não realização de concurso público para o preenchimento das vagas existentes. O Processo Seletivo Simplificado vai regularizar a situação de diversas funções e cargos e preparar a Administração Municipal para a realização de concurso público. Tanto, que o Processo Seletivo é por tempo determinado de contrato e para questões específicas”.