Servidores serão capacitados sobre transparência, fiscalização e controle na gestão pública


A qualificação ocorre nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, no auditório da Secretaria de Assistência Social

A Controladoria Geral do Município promove a 1ª Capacitação sobre a ferramenta Portal da Transparência do município de Várzea Grande que é um canal onde o cidadão pode acompanhar tanto a execução financeira do município quanto a aplicação de recursos públicos, bem como dados sobre contratos de obras, serviços, leis e decretos. O público alvo da qualificação são servidores públicos envolvidos na manutenção de informações do Portal.  O objetivo da capacitação é aumentar o número de informações a serem publicadas dos atos da Administração Pública para que o cidadão possa acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado e contribuir na fiscalização.

O curso atende as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), por meio da Lei 3.967/2013 de Acesso à Informação (LAI).  A qualificação ocorre nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, no auditório da Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a controladora Denize Rosa de Morais o curso tem a finalidade de capacitar os servidores da Prefeitura de Várzea Grande para muni-los de conhecimento técnico a fim de realizar a gestão de informações do Portal Transparência.  “A capacitação vai disponibilizar as informações corretamente conforme exigências da de Lei de Acesso à Informação e possibilitar a divulgação e o amplo acesso ao cidadão de forma clara e objetiva,  dando oportunidade ao munícipe a realização do controle social da gestão”, explicou a controladora.

A controladora disse ainda que a capacitação será ministrada por uma empresa de Sistemas Informatizados e irá contribuir para inserção adequada e célere dos relatórios no Portal Transparência.

“Com a criação do Portal Transparência e da Ouvidoria Cidadã melhorou a qualidade do atendimento do serviço oferecido pelas secretarias e órgãos do município de forma que a população possa sentir-se satisfeita, bem como ter suas necessidades atendidas. No Portal Transparência a sociedade pode acompanhar de que forma os recursos públicos estão sendo aplicados. Atualmente  é possível acessar no Portal todas as licitações, além de contratos, balanços e balancetes realizados na gestão.  Com isso,  quem sai ganhando é a população que poderá nos ajudar a desenvolvermos um município melhor para todos”, concluiu a controladora.