Várzea Grande já tem o ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente’. O modelo foi escolhido por meio de seleção popular realizada via enquete no site institucional da prefeitura de Várzea Grande (www.varzeagrande.mt.gov.br). A votação esteve aberta desde o dia 4 de novembro a manhã de hoje (15). Quatro desenhos selecionados de alunos pertencentes à rede municipal de ensino foram escolhidos para participar da enquete. O mais votado, e que será a logo do selo de responsabilidade social, recebeu 155.776 votos em pouco mais de um mês de votação livre e aberta.

O desenho vencedor, que mobilizou toda a comunidade escolar para votação, retratou exatamente a importância da reciclagem de resíduos para a manutenção do equilíbrio na relação entre o meio ambiente e o homem. “Os alunos retrataram de forma simples, mas emitiram a mensagem correta de como reaproveitar os resíduos e fazer a reciclagem conforme a cor dos coletores. De como fazer a separação de metais, plásticos, vidros e papeis para a destinação das embalagens”, pontua a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira. O desenho teve como tema “Reciclagem é viver o mundo”.

O desenho vencedor foi feito pelos alunos da Escola Municipal de Educação Básica ‘Júlio Correa’, do bairro São Mateus.

O segundo lugar somou 131.812 votos, o terceiro, 473 votos e o quarto, 262 votos.

A prefeitura, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, passará a conceder às
empresas legalmente constituídas em Várzea Grande e com comprovada idoneidade em relação às práticas de preservação e conservação ambiental no exercício de suas atividades, o ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente’.

O projeto ‘Educação Ambiental: sensibilização social para a coleta do lixo’, foi o meio utilizado pelo Município para cumprir a Lei 3.571/2011, que instituiu o ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente’. O projeto, em parceria com a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer mobilizou 60 alunos de cada uma das seis escolas municipais participantes: ‘Benedita Bernardina Curvo’, ‘Joaquim da Cruz Coelho’, ‘Júlio Correa’, ‘Maria Pedrosa de Miranda’, ‘Maria das Graças Pinto’ e ‘Juvenília Monteiro de Oliveira’. Dessas oficinas foram escolhidos os quatro melhores desenhos que foram levados para a enquete que elegeu o ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente’.

A parceria levou às unidades atividades extracurriculares de educação ambiental. Com ilustrações dos elementos da natureza essenciais para a sobrevivência do ser humano: água, terra, fogo e ar, os estudantes demonstraram engajamento na preservação do Meio Ambiente, resultando na tarefa final das oficinas a produção do sentimento de cada um sobre o tema.

A votação para escolha do ‘Selo’ foi realizada na modalidade livre, sem qualquer base científica.

Como explica a secretária municipal Helen Farias Ferreira, desde agosto, a secretaria esteve promovendo junto às escolas municipais atividades culturais e gincanas focadas na coleta seletiva de resíduos. “Optamos pelo tema da reciclagem de papel. Alunos de seis escolas municipais participaram de todo o processo, desde a coleta, seleção do que seria utilizado até a reciclagem, com a produção de novos papeis. A partir do papel reciclado, os alunos fizeram desenhos que retrataram o aprendizado nas oficinas e desses desenhos, quatro foram selecionados para serem escolhidos como o layout do selo varzeagrandense”.