Em ato solene revestido de democracia, a prefeita Lucimar Sacre de Campos deu posse a diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande para o triênio 2017/2019. A cerimônia ocorreu na noite de terça-feira (10) na Escola Municipal ‘Tenente Abílio da Silva Moraes, no bairro 15 de Maio e contou com a participação das comunidades escolares, vereadores, secretários municipais e populares.

Desde a década de 80 quando foi instituído o processo de escolha de diretores a educação Brasileira vem sendo mais bem estruturada com a confiança dos educadores no processo do fortalecimento da categoria. Para a prefeita Lucimar Campos esta confiança está embutida na Rede Educacional do município na gestão democrática. ”Seguimos os princípios educacionais e as políticas públicas implantadas pautadas nas conquistas da categoria. A escolha dos dirigentes seguiu as normas e o melhor Projeto Político-Pedagógico foi escolhido. O Plano de Trabalho Plurianual será implementado a partir deste ato”, disse a prefeita. 

“Dar posse aos novos gestores escolares e dar vazão e respeito a vontade da maioria, respeitando o principal preceito do nosso país a democracia.Somente quando todos aprenderem a aceitar a vontade da maioria, é que teremos uma democracia plena. Esta solenidade representa o meu respeito e vontade de garantir uma educação de qualidade para nossos jovens e crianças. Estamos em processo de construção e dando passos certos para uma educação inclusiva e de qualidade. Digo de qualidade quando os projetos educacionais implantados na nossa gestão começam a alcançar resultados perceptíveis melhorando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Várzea Grande. Serão grandes os novos desafios para 2017, onde pretendemos avançar em nossas políticas educacionais e aumentar o número de escolas com o projeto Escola em Tempo Ampliado. Das 8 unidades já em andamento vamos chegar a 22 unidades escolares este ano, é uma de nossas metas”, afiançou Lucimar.

A prefeita finalizou dizendo que sua palavra de ordem para o ano de 2017 será o de trabalhar, trabalhar e trabalhar, pois o seu compromisso é ampliar os direitos de cada cidadão várzeagrandense em ter uma educação de nível, uma saúde de qualidade, mobilidade urbana adequada e segurança ”. As nossas Políticas Públicas estão alicerçadas no  respeito, na democracia e na educação”.

Já para O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidélis a gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania.

“A gestão escolar quando se caracteriza como democrática, ela integra com a comunidade e seus trabalhadores e torna a arte de educar mais leve. A eleição demonstrou isso. A escola não pode e não deve fechar-se em seus muros, deixando de considerar toda a realidade que a norteia e que exerce influência constante no processo de ensino aprendizagem. A integração de todos, professores, comunidade escolar, pais e moradores fortalece ainda mais nossa educação e possibilita a implantação de projetos extra-curriculares. A percepção da prefeita Lucimar em escolher unidade escolar para o ato de posse, mostra a sensibilidade e o reconhecimento da educação que começa na escola, além de transformar em oportunidade a troca de experiências entre educadores e comunidades”, explicou Silvio Fidélis.

Já a diretora eleita da EMEB Ednilson Francisco Kolling, do bairro Chapéu do Sol, Gonçalina de Souza, disse que o desafio de diretores e coordenadores é trazer para dentro da escola a maior participação dos pais e responsáveis no processo de educação e avaliação dos alunos. “Nossa meta é promover o maior número possível de encontros, reuniões e eventos que possibilitem o comparecimento de toda a comunidade para que haja essa interação e, consequentemente a melhoria no processo de aprendizagem dos alunos”, afirmou.

Athair Tavares, diretor eleito da EMEB Professora Lúcia Leite Rodrigues do bairro Novo Mato Grosso, destacou que mesmo em um bairro carente, a equipe está muito motivada para fazer um bom trabalho, pois considera que o fortalecimento dos laços entre escola e família é fundamental para a melhoria do rendimento escolar. Atualmente a escola atende cerca de 340 alunos.

O secretário Fidélis informou ainda que entre as metas estabelecidas para o ano que se inicia contempla a realização de concurso público para o preenchimento de mais de mil vagas da Educação, o investimento efetivo na formação continuada abrangendo todas as classes dos servidores da pasta e a viabilização das obras de reformas e construção de mini estádios e pistas de skate para o fomento e o resgate das atividades esportivas e culturais em Várzea Grande além da construção de 14 novas creches para minimizar a demanda por vagas no município.