‘Ouvidoria Cidad㒠supera meta de atendimentos e contabiliza novos avanços


A meta estabelecida de curto prazo foi de 67.69%, a Administração Pública alcançou 84.88%

A Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande cumpre a finalidade da ‘Lei de Acesso à Informação’ que visa garantir o direito do cidadão às informações públicas.  O órgão no ano de 2016 superou a meta estabelecida do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), no atendimento à população de demandas respondidas. A meta estabelecida de curto prazo foi de 67.69%, a Administração Pública alcançou 84.88%, ultrapassando 25% acima da meta consolidada, o que consiste um total de 721 demandas recebidas e atendidas com êxito, pelo órgão que é subordinado à Controladoria Geral do Município.

O plano de ação estabelecido pelo TCE/MT visa fortalecer o controle social, elevar o percentual de resposta ao cidadão, além de manter um canal de comunicação para recebimento de opinião, sugestão, reclamação e até mesmo elogio da sociedade várzeagrandense junto ao Poder Público Municipal.  As estatísticas do setor totalizaram de janeiro a dezembro 721 demandas, ficando pendentes apenas 109 para serem atendidas no ano de 2017.

“A Ouvidoria é um importante instrumento de informação e participação do cidadão no aperfeiçoamento dos serviços prestados. Os indicadores demonstram a participação ativa da população em fiscalizar e apresentar solicitações. Isso nos motiva a adotar mecanismos de gestão no aperfeiçoamento no controle da aplicação dos recursos públicos. Os nossos atos de gestão são voltados na garantia de serviços essenciais à população. A ferramenta disponibilizada ao cidadão contribui para a participação efetiva da sociedade na gestão pública e ainda cumpre o que determina a Lei de Acesso à Informação. É importante dar acesso aos atos públicos com transparência à sociedade, sendo ela a principal fiscal da gestão”, pontuou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.    

A controladora Geral do Município, Denize Rosa de Morais disse que é gratificante ter a meta atingida em 2016 com índice de atendimento elevado e positivo na Ouvidoria Cidadã do Município. “As demandas foram quase que totalmente atendidas, alcançando índice satisfatório de 84,88%. Demonstrando o comprometimento e respeito dos gestores municipais para com o cidadão”, esclareceu a controladora. Lembrando ainda que para 2017, a meta é avançar cada vez mais na conquista de 100% de demandas respondidas.

A Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira em sua avaliação destacou que o resultado é decorrente do respaldo dos gestores municipais em dar retorno e executar as demandas recebidas em prazo hábil. “A Ouvidoria se tornou um instrumento para melhoria nos serviços prestados, pois favorece a avaliação e o aprimoramento dos atos e obras da Administração, mesmo sendo um canal de comunicação entre a população e a Administração é através das manifestações que observamos o nível de satisfação em relação aos serviços prestados. Os dados obtidos representam informações importantes e expressam de fatos as necessidades e opiniões. Atender as demandas com certeza reflete na melhoria e na qualidade dos cuidados em respeito ao cidadão”.

As Pastas mais demandadas no município em 2016 foram de Serviços Públicos (374), seguidos pelas Pastas de Viação, Obras e Urbanismo (83), Gestão Fazendária (51), DAE (51), Desenvolvimento Urbano (43) e Saúde (41), entre outras.

CANAIS – O acesso ao atendimento da Ouvidoria Cidadã pode ser feito pelo site da Prefeitura (www.varzeagrande.mt.gov.br). No lado direito tem o banner da Ouvidoria Cidadã, na página principal do Portal. Outro canal é o 0800-6474142, que recebe ligações até de celulares. O atendimento também pode ser feito pessoalmente, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no prédio principal do Paço Municipal, ou ainda via email: ouvidoriavgmt@gmail.com.