A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, está criando estratégias de atuação dentro do Paço Municipal para melhorar o ambiente funcional entre os servidores municipais e principalmente, a aproximação da gestora com seus colaboradores que prestam serviços nas atividades ‘meio’ quanto nas atividades ‘fins’, àquelas ligadas diretamente à população. A iniciativa visa melhorar a prestação de serviços dentro do conceito de humanização, eficiência e agilidade, além de agregar ações e serviços entre as Pastas.

Na manhã de hoje (19), a prefeita esteve nas secretarias de Administração, Viação, Obras e Urbanismo e Serviços Públicos. Nessas pastas passou por todos os departamentos, conversou com os servidores, ouviu demandas, fez sugestões às equipes que se relacionam diretamente com o público externo. “É importante o gestor sair do gabinete e conhecer as necessidades dos servidores e também as principais demandas que chegam da população a cada serviço prestado, quer seja em um pedido de iluminação pública, quer seja na necessidade de obras, de um tapa buraco que seja, de remoção de lixo, ou mesmo na abordagem dos fiscais de Postura na aplicação das regras que interferem diretamente no uso e ocupação do solo, a exemplo, das calçadas do Centro da cidade e da fiscalização do trânsito. São essas demandas que também fazem parte da minha rotina quanto gestora. O que quero estabelecer é padronização de atendimentos e verticalizar as ações e serviços das Pastas, integrando informações, para agilizar o cumprimento dos prazos para o atendimento e a satisfação da população, principalmente, quando se tratar de serviços essenciais”.

A visita também teve como avaliar os projetos arquitetônicos de obras e reparos que vão ser iniciados em alguns departamentos dessas secretarias, abrangendo os Almoxarifados, sendo o da Saúde, o de Transportes e o Geral que atende a todo o Paço Municipal, além de revitalizar o estacionamento público da frota.

 “Nos últimos dois anos, a nossa gestão esteve focada em melhorar o atendimento na Rede SUS de Várzea Grande com obras, aberturas de serviços, em compras de insumos e remédios. Na educação, reconstruímos unidades escolares e reformulamos o Plano Municipal de Educação que traça diretrizes e metas para os próximos dez anos. Na infraestrutura, trabalhamos pela mobilidade urbana, com inúmeras frentes em bairros e avenidas centrais e que hoje transformam o Município em um canteiro de obras em vários pontos da cidade em plena execução. Agora dividimos as prioridades para o melhoramento da ambiência de trabalho das pastas da administração visando dar mais conforto e bem-estar ao servidor, mantendo os objetivos quanto à prestação dos serviços, que é atender ao cidadão”.

Segundo o secretário de Administração, Pablo Pereira a linha de ação e atuação  da política de gestão da Administração  está pautada na busca de um maior controle administrativo e otimização de gastos. “ Na nova concepção queremos empenhar uma gestão para resultados, ou seja, buscamos um alinhamento entre as Pastas, no desempenho e desenvolvimento de atos e ações, nas diversas estruturas setoriais, que possuem problemas comuns para resolver e serviços a serem ofertados de forma sincronizada.  Este alinhamento é permitido quando temos várias ferramentas de gestão que podem ser compartilhadas entre as Pastas, o que otimiza tempo e recursos, e dá mais agilidade. Queremos diminuir a distância e integrar as diferentes políticas públicas. Hoje nesta visita com a prefeita vamos resolver problemas comuns de infraestrutura com  as três pastas, o que vai melhorar a ambiência de trabalho para grande parte dos servidores que atuam nestes departamentos. E um exemplo de articulação que estamos empregando, visando sempre a correta aplicação dos recursos públicos, quer seja na oferta de serviços ao cidadão bem como em investimentos na própria estrutura da máquina pública”

A Ouvidoria Cidadã é um exemplo de serviço  que funciona de forma articulada, sendo um canal de comunicação direta entre a população e a Administração Pública, e que segundo a prefeita vem trazendo resultados e auxílio às Pastas no atendimento. “Quando um munícipe liga demonstra sua necessidade, por exemplo, em ter a coleta de lixo regularizada é sinal de que há algum problema na prestação desse serviço na sua região. É um alerta para readequar o atendimento e a população nos ajuda muito nesses momentos. Por isso da importância das Pastas se unirem na troca de informações e desencadear ações conjuntas no alcance do maior número de atendimentos e no menor prazo possível”.