Os espaços públicos de lazer promovem melhor qualidade de vida para as famílias e também fazem parte do cartão de visita da cidade. Com esse propósito, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana deu início aos serviços de reforma e revitalização de várias praças, por meio do projeto “Nossa Praça – quem ama, cuida!”.

Nesta sexta-feira (27), foi inaugurada a primeira praça de um pacote de 17 que serão entregues à população. A Praça ‘Coronel Helton Vagner Martins’, está localizada no bairro Imperial. A obra de revitalização recebeu aporte financeiro de R$ 202 mil em recursos próprios da prefeitura.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos disse que o projeto de melhoria na aparência urbana visa resgatar as principais praças de Várzea Grande. “Este é um conjunto de serviços para revitalizar áreas em todas as regiões, em uma ação regular e contínua ao longo do mandato. O principal objetivo é a melhora na ambiência urbana e o resgate da autoestima do várzeagrandense, em ação integrada entre poder público e sociedade. Esta praça é importante para embelezar a área central do bairro e ser uma referência para as famílias da região”, pontuou.

Ela enfatizou ainda que as praças públicas são, por excelência, espaços de convivência e, em muitos casos, marcos simbólicos do espaço urbano. Porém, a falta da devida manutenção e de serviços constantes de melhorias submetem esses patrimônios a contextos diversos de degradação. “Com esse pacote de reformas e revitalização, queremos que as comunidades que recebem estas obras possam zelar por este patrimônio em ação integrada com a prefeitura, cada um com as suas responsabilidades na conservação do bem público. Por etapas iremos recuperar nesses próximos quatro anos todas as praças da cidade, onde as comunidades passarão a contar com espaços de lazer, entretenimento e práticas laborais”.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes frisou que a praça conta com quadra, bancos, implantação de iluminação, lixeiras, pavimentação, calçadas com guias e rampas de acessibilidade, além de ser feito um novo paisagismo e arborização.

“O espaço se tornou um centro de lazer e de convivência social para ampliar as atividades culturais do bairro. É importante frisar que o projeto supre as necessidades de adequações do local. Esse projeto arquitetônico tem objetivo de atender aos anseios da população e transformar esta praça em um local atrativo e apropriado à convivência, tanto para o lazer quanto para momentos de estudo, tornando-a referência de beleza e utilidade”, destacou Breno Gomes.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos falou que o círculo central da praça foi mantido e ampliado, com o objetivo de abrigar manifestações artísticas e culturais locais, dando maior espaço para a população interagir dentro das instalações da praça central. Além de modificações realizadas com o intuito de proporcionar maior lazer e bem estar para a população, o projeto conta com um design inovador e aconchegante, como se pode observar no projeto. “A comunidade da região já foi contemplada com uma gama de serviços públicos e de infraestrutura, reforma geral da Escola Municipal de Educação Básica ‘Irenice Godoy de Campos’, operação tapa buracos, iluminação pública, projetos sociais, entre tantos outros que iremos, no decorrer de 2017, executar na região”.  

A moradora do bairro Jardim Imperial, Marclane Ribeiro da Silva acompanhada de seu esposo, Edmilson Silva Bulhões, disse que a iniciativa da prefeitura veio ao encontro dos anseios da comunidade. “Nossa região conta com uma média de 15 mil moradores e não tínhamos opção de lazer e entretenimento. Hoje ver este espaço todo reformado é um presente para nós moradores. Esta obra ficou belíssima. Essa Praça é muito importante para nós e agora vamos poder usufruir dela para práticas esportivas e passeio com a família”.

A reforma faz parte de um pacote de 17 praças que já foram mapeadas pelo Município e que estão inseridas em um projeto global de reformas que prevê investimentos de cerca de R$ 2 milhões em recursos próprios para 2017. As praças que serão revitalizadas estão localizadas nos bairros: Santa Isabel, Jardim Paula I, Mappin, Asa Bela, Dom Bosco, Dom Orlando Chaves, Construmat, Ipase, Jardim Maringá e Arthur Bernardes.

HOMENAGEM

Uma comoção tomou conta da solenidade de inauguração da praça por homenagear o Coronel Helton Vagner Martins, que morreu após ter sido covardemente vitimado por assaltantes em Sinop, onde residia e comandava a Polícia Militar. "É muito triste ver uma pessoa de bem terminar sua vida assim", disse a prefeita Lucimar Campos, sinalizando que o espaço público tem obrigatoriamente que servir para formar, no amanhã, melhores homens e mulheres.

Jayme Campos asseverou que o momento atual precisa ver a família como solução para os problemas. "Se a família imperar diante das pessoas, com certeza teremos dias melhores, pois no amor da família é que se evita muitas coisas", disse ele pedindo que a comunidade local cuide da praça que fica em frente a Escola Irenice Godoy de Campos que foi inaugurada no final do ano passado e que passou por uma completa reforma e recuperação após ter ficado por muitos meses abandonada.

"A municipalidade transforma o imposto do cidadão em benefício para todos, por isso que pedimos para que a população nos ajude a cuidar dos bens públicos e cultue a família para que unidos possamos ter não apenas uma cidade, um Estado e um País melhor, mas uma vida melhor para todos", frisou o secretário de Assuntos Estratégicos.