Seguindo planejamento de execução de obras e serviços da Administração Municipal, na manhã de hoje (22), a prefeita Lucimar Sacre de Campos, lançou várias ações e serviços que serão executados ainda nesse ano em curto e médio prazos nos bairros São Simão e Ouro Verde. Nesta manhã tiveram início as obras de recapeamento de 4,5 quilômetros da avenida principal, a Veríssimo Domingos, corredor do transporte coletivo do São Simão, facilitando a mobilidade urbana e o trânsito entre os bairros e interligando outras regiões da cidade.

Em reunião com moradores, a prefeita Lucimar Campos, acompanha de lideranças comunitárias, religiosas, vereadores e secretários municipais, anunciou ainda mais benefícios aos bairros como a entrega da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). Como explicou a prefeita, a obra foi iniciada em 2011 e estava totalmente paralisada. “Retomamos as obras e vamos entregar essa nova unidade à população durante as comemorações dos 150 anos de fundação de Várzea Grande, no mês de maio. Vamos ainda construir uma escola estadual, uma creche municipal e concluir a regularização fundiária dos imóveis aqui do São Simão e Ouro Verde, como em outros bairros, residenciais e assentamentos pela cidade que somam mais de 40 mil títulos de propriedades que serão legalizados” .

Como explicou a prefeita, a escola estadual será construída em parceria com o governo do Estado e serão investidos R$ 8 milhões na unidade com 16 salas de aula. A creche é outra parceria, só que com o governo Federal e a prefeitura, cujo edital de licitação foi aberto e sua edificação tem previsão para iniciar ainda em 2017.

Ainda junto aos moradores, a prefeita fez questão de reforçar que a prefeitura está aberta para atender às necessidades dos moradores. “Agora mesmo ouvimos demandas em relação ao abastecimento de água. Fizemos contato com a direção do DAE e demos uma resposta imediata. Um novo conjunto de bombeamento foi comprado, chega em cerca de 45 dias e num prazo de 60 dias estará instalado e em funcionamento e assim, minimiza o problema de abastecimento de água na região. Nossa cidade ficou muito tempo sem receber investimentos de toda ordem e quatro anos são pouco para dar conta de tudo, mas com comprometimento e muito trabalho estamos nos dedicando a melhorar a vida da nossa população”.  

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, explicou que em relação à pavimentação, o novo asfalto faz parte do programa de revitalização que está sendo levado para 25 bairros e prevê a recuperação de 50 quilômetros. “São R$ 8 milhões investidos em parceria entre Estado e prefeitura e o São Simão e o Ouro Verde são mais uma etapa desses investimentos. O asfalto é de qualidade, tem quatro centímetros de espessura é usinado a quente, com maior durabilidade, para durar mais 10 anos”.

Morador do São Simão há 26 anos, o ‘seo’ Antônio Gomes de Lira, 74 anos, acompanhou de perto a movimentação de homens e máquinas pelas ruas do bairro nesta manhã. “Há muitos anos não via uma frente de trabalho como essa. Realmente vai facilitar muito nosso deslocamento, especialmente, para os ônibus. Mas a maior surpresa foi a garantia da escritura das casas”.

Dona Dalva Pereira, também do São Simão, que presenteou a prefeita com artesanatos de crochê e lã, disse que além da infraestrutura, a melhor notícia veio com o anúncio da escola e da creche. “Aos poucos, nossa região volta a ser lembrada pelos gestores, coisa que há muito tempo não ocorria”.

Os trabalhos no bairro São Simão e Ouro Verde estão sendo realizados em conjunto entre as secretarias de Viação, Obras e Urbanismo e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. A secretaria de Serviços Públicos está desde a semana passada realizando a limpeza, remoção de lixo e entulhos e fazendo a troca de lâmpadas e luminárias.

A secretaria de Serviços Públicos está desenvolvendo na cidade o projeto “Uma Várzea Grande melhor para nossa gente”.

Neste ano a administração municipal muda sua forma de governar. Inúmeros projetos estão sendo desenvolvidos nas várias áreas da Administração Pública que serão executados nas comunidades onde já houve estudos e planejamentos para atendimento às principais necessidades. “São pacotes de obras e ações que estão sendo lançados gradativamente em regiões que ficaram há anos sem benefícios de obras estruturantes”.